Quando o diodo está polarizado diretamente, conduzindo corrente elétrica sob a condição V > Vγ, diz-se que o diodo está em condução. A polarização inversa de um diodo ocorre quando o lado n fica submetido a um potencial positivo relativo ao lado p do componente.
Imediatamente após a formação da junção pn, aparece uma barreira de potencial que é positiva do lado n e negativa do lado p da junção. A tensão VB proporcionada pela barreira de potencial no interior do diodo, depende do material utilizado na sua fabricação.
Um diodo semicondutor consiste numa junção de uma camada de semicondutor tipo n com outra de semicondutor tipo p. Num semicondutor tipo n, os portadores de carga — ou seja, as partículas que participam da condução elétrica — são elétrons livres, enquanto, num semicondutor tipo p, são buracos livres, de carga positiva.
Polarização direta: Isso faz com que o lado positivo torne-se ainda mais positivo, e o lado negativo (N) ainda mais negativo, ou seja, as cargas elétricas conseguem atravessar a barreira de potencial existente entre o lado P e o lado N do diodo, permitindo a condução de corrente elétrica.
Por isso que um diodo polarizado reversamente não conduz energia. Outra forma em que pode ser encontrado o diodo é através da junção PN polarizada diretamente. Ao contrário do exemplo anterior, esse ligará o polo positivo da bateria com o lado positivo do diodo e o negativo com o negativo.
Barreira interna de potencial Quando a junção é formada, ocorre uma difusão de elétrons do cristal tipo N ao P e dos buracos (ou lacunas) do cristal tipo P ao N. ... A tensão associada a esse campo é chamada de barreira de potencial.
A junção pn é a junção básica dos diodos bem como uma das junções integrantes da grande maioria dos dispositivos semicondutores. A física envolvida no entendimento da junção pn é também fundamental para entender outras junções, bem como, para entender os diferentes dispositivos semicondutores.
O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo. Diodos semicondutores são simbolizados em diagramas esquemáticos como na figura abaixo. O termo "diodo" é habitualmente reservado a dispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou menores a 1 A [5].
Outra forma em que pode ser encontrado o diodo é através da junção PN polarizada diretamente. Ao contrário do exemplo anterior, esse ligará o polo positivo da bateria com o lado positivo do diodo e o negativo com o negativo. Assim, na prática, haverá uma repulsão da corrente e dos elétrons presentes no diodo.
O diodo é um componente eletrônico que permite a passagem da corrente elétrica somente em um sentido. Uma analogia simples é comparar o diodo a uma válvula que também só deixa a água fluir em um sentido, e o diodo faz a mesma coisa com a corrente elétrica. O diodo permite a passagem da corrente elétrica somente em um sentido.
A queda de tensão típica neste diodo é de 0.7V, logo a potência dissipada será de 0,5A multiplicada por 0,7V, totalizando 0.35W ou 350 mW, assim como mostra a imagem abaixo: A escolha do diodo correto depende de vários fatores, inclusive a queda de tensão! Pode não parecer muito, mas é uma potência que pode fazer o diodo esquentar bem!
Porque floresta amazônica é importante?
Quando acaba o ensino fundamental?
Poderia sintetizar uma das características do romantismo?
Pode dar bergamota para cachorro?
Como separar a palavra compreender?
Qual o significado da palavra iniciaremos?
Debilitado qual o significado?
Quais cores formam o verde na impressora?