A maior parte dos cistos ovarianos são devido ao próprio funcionamento do ovário, isto é, são funcionais. Eles não geram sintomas como dor pélvica e não precisam de qualquer tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Se o ultrassom for repetido em 3 meses, o cisto irá desaparecer.
"É como uma bexiga, quanto mais você assopra, maior o risco de explodir. Mas a mulher que tem o cisto pequeno também pode sofrer um rompimento". O problema é que ao estourar, esse cisto libera um liquido ou sangue na cavidade pélvica, que irrita a região e causa dores terríveis.
Nos casos espontâneos, há a saída súbita de pus por orifício na pele da região do sacro. Para a drenagem induzida pelo cirurgião, é feita uma pequena incisão da pele, utilizando anestesia local, de forma rápida. Isso pode ser feito no consultório ou hospital, e a recuperação completa se dá em poucos dias.
Em mulheres jovens, em idade fértil, a maioria dos casos de cisto no ovário não necessita de nenhum tratamento. Isso porque, geralmente, não apresentam sintomas e tendem a desaparecer sozinhos (dentro de 1 a 2 meses).
Os sintomas normalmente surgem quando há crescimento do cisto, ruptura ou torção, resultando em dor intensa. Os sintomas também podem variar de acordo com o tipo de cisto, sendo, portanto, necessário ir ao ginecologista para que sejam feitos exames para diagnosticar a presença, tamanho e gravidade do cisto.
Mas alguns cistos podem se tornar muito grandes, como o tamanho de uma melancia”, diz Eloise Chapman-Davis, oncologista ginecológica da Weill Cornell Medicine e New York-Presbyterian (EUA). “Muitas vão considerar isso como ganho de peso, mas a dor abdominal e o inchaço podem ser o resultado de uma massa crescendo no estômago.
“Contudo, algumas vezes estes cistos são muito grandes ou simplesmente não desaparecem sozinhos”, aponta a profissional. Nesses casos, a cirurgia pode ser necessária para que eles não se tornem cancerosos ou causem muitos sintomas infernais. E “infernal” não é um eufemismo. Se um cisto começar a causar problemas, você sentira.
No entanto, quando o cisto se rompe a maioria das mulheres irá experimentar alguns sintomas que são os seguintes. O sintoma mais comum é a dor pélvica severa. Embora se possa detectar este com um quisto do ovário regular a intensidade da dor pode aumentar quando o cisto se rompe. A dor é tipicamente constante e muito sem graça.
Como saber se sou isento do Imposto de Renda 2021?
Qual é a vantagem de pagar à vista?
Como provar que você gosta de uma pessoa?
Como o abandono de emprego pode ser comprovado pelo empregador?
O que é brincadeira pé de lata?
Como provar roubo de funcionário?
Como comprovar recebimento de pensão alimentícia?
Como funciona o Pedra papel tesoura Lagarto Spock?
Como funciona o processo de pedido de demissão?
Como é que se brinca de Pega-pega?
Como comprovar meu estado civil?
Como são marcados os pontos no jogos e esporte de campo e taco?
Como anotar frequência respiratória?
O que a Educação Física oportuniza ao desenvolver jogos e brincadeiras?