A lei protege a poupança contra o bloqueio. Valores até 40 salários mínimos (R$ 41.800,00, em valores de 2020) na poupança são protegidos da penhora. Acima desse valor, o banco pode pedir o bloqueio apenas daquilo que exceder o limite de 40 salários mínimos.
É vedado ao banco mutuante reter, em qualquer extensão, os salários, vencimentos e/ou proventos de correntistas para adimplir o mútuo (comum) contraído, ainda que haja cláusula contratual autorizativa, excluído o empréstimo garantido por margem salarial consignável, com desconto em folha de pagamento que possui ...
É totalmente proibido que o banco tire valores da sua conta sem que você tenha permitido isso em algum momento. Se isso acontecer, você pode entrar em contato com o gerente para resolver a questão ou até mesmo procurar o Procon da sua cidade.
Quando o banco pode descontar as dívidas da conta corrente? Para que o banco possa realizar descontos é preciso que o titular tenha autorizado essa transação, caracterizando assim o débito automático. Essa autorização precisa ser comprovada de forma escrita ou através de outro tipo de documento.
Existem diversas tarifas que permitem ao banco descontar o dinheiro da sua conta, como taxa de manutenção da conta, anuidade do cartão de crédito, taxa de movimentações como saques e transferências, impostos como IOF (quando você faz uma compra internacional), entre outras taxas.
33 curiosidades que você vai gostar
Erroneamente, tem pessoas que vão à justiça pedir a revisão do contrato ou que parem de descontar acima de 30% por cento. O pedido deve ser específico, limitando a questão de fundo, ao fato ilícito e não pedido diverso, sob pena de ver o processo extinto.
Bancos e outras instituições financeiras poderão ser proibidos de reter salários, vencimentos ou proventos para pagamento de dívidas, mesmo que haja autorização de desconto prevista em contrato, salvo em caso de empréstimo consignado.
A retenção das verbas remuneratórias ocorre quando o empregador deixa de pagar ao empregado, den- tro do prazo legal, o salário previamente estipulado no contrato de trabalho. A retenção poderá ser dolosa ou culposa.
“Retenção de salário: Art. 203-A. Reter indevidamente, no todo ou em parte, salário, remuneração ou qualquer outra retribuição devida ao empregado: Pena – reclusão, de dois a cinco anos, e multa.”
O banco detentor da conta-salário somente poderá realizar o desconto das prestações de empréstimos e financiamentos diretamente na conta-salário se houver autorização, prévia e formal, dada pelo empregado, limitado ao 35% do valor recebido mensalmente.
O banco não pode descontar mais de 30% do seu salário, no entanto, com o débito autorizado, o desconto será feito antes da portabilidade.
Os bancos não podem descontar diretamente da conta-salário dos clientes, sem sua autorização, qualquer valor, a fim de satisfazer dívidas contraídas e não-pagas. Afinal, tal conduta viola o artigo 649, inciso IV, do Código de Processo Civil, agredindo o princípio da inviolabilidade do salário.
CONTA SALÁRIO É IMPENHORÁVEL PELO BANCO
A instituição só pode descontar o total ou parte do valor da dívida em conta-corrente caso o cliente autorize formalmente, o que não pode estar descrito no contrato de abertura, visto que a conta salário é impenhorável.
4. Não ter efetuado o pagamento do número mínimo de parcelas. A instituição financeira proponente pode negar a portabilidade do consignado se o cliente não tiver efetuado o pagamento do número mínimo de parcelas do empréstimo consignado junto à instituição credora original.
Desvantagens. O primeiro ponto negativo de deixar o dinheiro parado na sua conta bancária tem a ver com o seu banco. Nem todo banco oferece conta corrente com rendimento. Na verdade, a maioria das contas não possuem rendimento algum.
Para a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não é abusiva a cláusula de contrato de cartão de crédito que autoriza a operadora/financeira a debitar da conta-corrente do titular do cartão o pagamento do valor mínimo da fatura em caso de inadimplemento, ainda que contestadas as despesas lançadas.
A portabilidade de crédito foi criada para que nenhum cliente fique refém de um banco por conta de uma dívida do empréstimo. Sendo assim, este processo permite que uma dívida seja transferida de um banco para outro, caso convenha ao tomador. O cliente pode tomar essa decisão por diversos motivos.
Atraso de menos de 20 dias: o colaborador terá 10% sobre o valor do saldo devedor, mais o reparo monetário. Atraso com mais de 20 dias: o colaborador tem direito a, além de 10% sobre o valor do saldo devedor, mais reparo monetário, ainda 5% sobre todos os dias úteis após o 20º dia.
- O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a um mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.
Se o empregador não pagar esses direitos, ele pode receber uma multa por esse atraso. De acordo com a lei, o pagamento das verbas rescisórias pode ser feito em dinheiro, depósito bancário ou cheque. Além disso, as verbas rescisórias para funcionários analfabetos agora podem ser pagas por meio de depósitos bancários.
O que é retenção salarial
Essa retenção pode ser culposa ou dolosa. A retenção culposa é aquela que acontece sem a intenção do empregador, seja por falta de recursos, impossibilidade séria de pagamento na data etc. Já a retenção dolosa ocorre com a intenção do empregador de não pagar o trabalhador.
"Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo."
MORA SALARIAL. Não é necessário que o atraso no pagamento dos salários se dê por período igual ou superior a três meses, para que se configure a mora salarial justificadora da rescisão indireta do contrato de trabalho.
“Não existe a menor possibilidade de sumir o dinheiro. Quando o dinheiro sai da Caixa e vai para alguma instituição financeiro e entrou na conta do cliente, o custodiante daquele dinheiro é a empresa que recebeu o crédito.
Se você ainda não tem seu cadastro no internet banking de seu banco, será necessário ir até um caixa de auto atendimento ou diretamente com um atendente em sua agência. Caso o débito não seja identificado e o dinheiro realmente tenha “sumido” é hora de entrar em contato com seu gerente.
Como saber se uma árvore é nativa?
É possível parcelar o cheque especial Itaú?
Como mudar a data da passagem gol?
Como que é utilizado o nome científico das espécies de exemplo?
Como mudar a cor de um pincel no Illustrator?
O que é crédito rotativo e crédito parcelado?
Qual a melhor forma de parcelar cartão de crédito?
Como se escreve Sasuke Uchiha?
É verdade que Sérgio Cardoso foi enterrado vivo?
Quem proclamou a independência de Portugal?
Como fazer ligação do Brasil para o exterior Claro?
Como a internet chegou ao Brasil?
Qual óxido abaixo é classificado como óxido básico?
Como era Raquel esposa de Jacó?
Como foi a morte de Daniel da Bíblia?
Como era a monarquia no Brasil?