O que quer dizer o artista? ... Com a ajuda da imaginação, o olhar do espectador descobre um mundo, onde os sentidos pousam e decolam como os aviões nos aeroportos. Tudo pode ser acrescentado à obra, mas ela está sempre se deslocando para outras possibilidades de significação.
O espectador, para além dos sentidos que a obra em si lhe traz, tem interesse pelos sentidos íntimos que atravessam o criador e o processo. O público, algumas vezes, atrai-se mais pela fala do artista do que pelo seu projeto criativo.
A arte interativa é um meio de demonstrar arte no qual intera o espectador com a obra em si, para então atingir o propósito de interação. ... Resumidamente, a interação entre público e autor é abstrata, sendo que a obra em si deve se interagir de forma ativa com o espectador, através de estímulos.
Observador-autor
O artista se aproxima e se afasta, constrói e observa buscando várias percepções e decisões no processo de construção da obra, ou mesmo na concepção do projeto.
Os artistas dessa corrente trabalham especialmente com a arte abstrata (abstracionismo), de forma a gerar no espectador uma ilusão de ótica, expressa por efeitos visuais de uma “obra móvel”. ... Foi o artista francês Marcel Duchamp (1887-1968) o primeiro a chamar de "móbiles" os objetos criados por Alexandre Calder.
39 curiosidades que você vai gostar
Apesar de ser o mais influente artista do século XX, lançando a tradição avant-garde na arte, a sua obra provoca ainda assim acesas disputas e é uma verdadeira dor de cabeça para os estetas. ... A teoria de Dickie passou a acomodar a ideia revolucionária de Duchamp de que tudo pode ser arte.
A Arte Cinética, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente ou escola artística do século XX que tem a característica principal a utilização de recursos visuais e técnicas destinadas a dar movimento à obra, ou, pelo menos, passar a impressão de movimento.
Em uma pintura, considera-se o que é retratado – o assunto – e quanto bem o artista utilizou elementos de composição, como formas, cores, espaço, luzes, tom, etc. O observador pode decodificar os símbolos e inferir suas mensagens. Por exemplo, cores pálidas e linhas muito finas podem transmitir um senso de delicadeza.
Por fim, a obra de arte ou o objeto artístico, faz parte de todo o processo, indo da criação do artista até ao entendimento do apreciador. A obra de arte guarda um fim em si mesma, sem precisar de um complemento ou “tradução” desde que isso não faça parte da proposta do artista.
Função Naturalista: A obra é encarada como um espelho, que reflete a realidade e nos remete diretamente a ela. Em outras palavras, a obra tem função referencial de nos enviar para fora do mundo artístico, para o mundo dos objetos retratados. Essa atitude perante a arte surge bastante cedo.
As performances costumam reunir diversas linguagens artísticas para construir um acontecimento; atraem o espectador a participar da obra e transformam o modo como ele vê os lugares e as situações com os quais está habituado. Essa forma de arte chama a atenção para aquilo que está no entorno de uma sociedade.
A arte participativa é um tipo de abordagem na qual o público se envolve diretamente no processo criativo, permitindo que eles ultrapassem o papel de observadores da arte, mas também se tornem “co-autores” e editores do trabalho.
Como ferramenta de acesso, a tecnologia permite com que a arte ultrapasse as barreiras de localização geográfica e sejam reproduzidas virtualmente, isto é, a tecnologia pode ser uma ferramenta de aproximar a arte às pessoas.
No caso da obra de arte, eu diria que temos: aque- le que cria a obra, a obra de arte, o espectador da obra. Uma obra de arte se completa na relação com o espectador, e, cada vez que alguém entra em contato com uma obra de arte, está tendo uma nova e única experiência. 2.
Esta transformação conferiu “ao espectador um papel fundamental no evento teatral, já que cabe a ele decodificar, relacionar e interpretar o conjunto complexo de signos propostos em um espetáculo” (DESGRANGES, 2004, p. 17).
Você ainda pode perceber ao olhar para uma pintura:O tema que o artista escolheu para identificar sua obra – uma mensagem dotada de significado;Técnica é o material que o artista usa para produzir o seu trabalho – pode ser óleo sobre tela, acrílica sobre tela, aquarela, entre outras;
Elementos fundamentais da linguagem artísticaMelodia, harmonia e ritmo: música;Ator, texto, encenação e plateia: artes cênicas;Ponto, linha, forma, plano, superfície, textura e cor: artes visuais;Autor, tempo, espaço, personagem: literatura.
Os elementos visuais são os elementos básicos da linguagem visual, aquilo que vemos. Mas eles precisam estar dentro de um contexto para ganhar seu significado. Entre os vários elementos estão a cor, o ponto, a linha, a forma, o plano e a textura.
Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.
O Conhecer Arte tem como objetivos: Divulgar agendas artísticas; Entrevistar artistas; Promover eventos de interesse dos artistas (cursos, shows, conferências);
A interpretação de obras de arte consiste na análise dos elementos contidos na mesma. Desta forma o espetador compreenderá melhor o que o artista queria transmitir quando produziu a obra de arte . ... Relativa à obra, ao artista, ao estilo ou movimento artístico.
É cópia ou não é cópia? Releitura não é cópia, mas releitura quer dizer uma nova leitura mesmo, uma ação real sobre ou a partir do objeto, acrescentando, retirando, modificando, ou mesmo realizando-o doentiamente igual.
A especificidade da arte cinética, dizem os estudiosos, é que nela o movimento constitui o princípio de estruturação. O cinetismo rompe assim com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.
As principais características da arte abstrata são: ... Arte subjetiva; Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; Valorização de formas, cores, linhas e texturas.
adjetivo Relativo ao movimento. ... Energia cinética, energia de um corpo em movimento.
O que fazer para o hortelã não morrer?
Como funciona pião de brinquedo?
O que faz uma célula se regenerar?
Como saber se a lâmpada UV está queimada?
Como é o funcionamento dos néfrons?
Como testar capacitor Eletrolitico na placa com multímetro Digital?
Porque não consigo ver se a pessoa está online no Instagram?
Como funciona o algoritmo de ordenação quicksort?
Como testar o certificado digital?
Como testar armação de óculos online?
Como fazer teste colorimetria em casa?
Como funciona o Microsoft Teams?
Como regar planta carnivora Nepenthes?