As Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018 afirmam que pacientes com manifestações graves: Glicemia de jejum > 300 mg/dl com perda significativa de peso, cetonúrias e complicações, deve-se iniciar a insulinoterapia.
Iniciar com insulina intermediária à noite ou insulina de longa ação pela manhã ou à noite (pode-se iniciar com 10UI ou 0,2 UI/Kg). Verificar glicemia capilar em jejum (HGT) diariamente e aumentar a dose em 2 UI a cada 3 dias até atingir o alvo (70-130 mg/dl).
Assim, a NPH é usada comumente antes dos pacientes se deitarem (“bedtime”) para suplementar a terapia hipoglicemiante oral. Essa insulina “bedtime” deve ser feita após às 21 horas,a fim de se evitar hipoglicemias durante a madrugada (que seria consequente ao pico de ação da NPH se injetada mais cedo).
A dose de insulina prandial (insulina regular, lispro ou aspart) pode ser prescrita em doses fixas, administradas previamente às refeições ou de acordo com a quantidade de carboidratos da refeição. Para a prescrição de doses fixas, sugere-se a administração de 0,1 a 0,2 U/Kg de peso, antecipando as refeições.
NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).
As doses iniciais são em torno de 0,5-1,0 unidade/kg/dia, distribuídas em 2/3 da NPH pela manhã e 1/3 à noite. NPH 3x ao dia, são mais utilizadas em pacientes portadores de DM tipo 1, para melhor fracionamento da dose total de insulina utilizada no dia.
NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).
À rigor, qualquer médico pode prescrever insulina (assim como qualquer medicação).
Caso a meta não seja atingida, deve-se iniciar o uso de insulina regular. Quando for necessário a utilização de insulina acima de 1 UI/Kg de peso por dia, sugere-se o acompanhamento conjunto com endocrinologista. É sempre importante orientar o paciente que utiliza insulina sobre os sintomas de hipoglicemia e seu manejo.
Hipoglicemia Forma de administração injectável Insulinoterapia DecisãoPERSONALIZADA Grau de hiperglicemia e objectivos do controlo Impacto dos efeitos adversos da insulina em comparação com os dos ADO Vontade e capacidade do doente Complicações, comorbilidades, contraindicações, …
Insulina humanas bifásicas Insulina regular/isofânica 25/75 ou 30/70 (InsumanComb25®, Mixtard 30®, Humulin M3®) 0,5-1 2-10 10-18 Insulinas humanas
Insulinas humanas Início (h) Pico (h) Duração (h) Insulinas humanas de acção curta Insulina regular (Actrapid®, Humulin Regular®, Insuman Rapid®) 0,5-1 2-4 4-8 Insulinas humanas de acção intermédia Insulina isofânica (NPH) (Insulatard®, Humulin NPH®, Insuman Basal®) 1-3 4-10 10-18 Insulina humanas bifásicas
O que tomar para matar a bactéria H Pylori?
Qual pomada usar para foliculite nas nádegas?
Como juntar duas imagens no Illustrator?
Como faço para entrar no meu Outlook?
Qual a quantidade de cartas jogadas no Uno?
Quando a sentença pode ser considerada transitada em julgado?
O que é reutilização de materiais?
O que fazer no flutter atrial?
Porque jogar sal por cima do ombro?
Como recuperar uma venda perdida?
Quanto tempo demora pra voltar de uma anestesia geral?
Como alterar o valor da pensão de alimentos?
Como ver novamente fotos temporarias no Instagram?