Foi descoberto pelo físico inglês James Chadwick em 1932, que recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1935 por essa descoberta. Para saber a quantidade de nêutrons que um átomo possui, basta fazer a subtração entre o número de massa (A) e o número atómico (Z).
O cientista que descobriu a localização dos prótons no átomo foi Ernest Rutherford(1871-1937), conforme você poderá ver no texto Experimento de Rutherford , se desejar. A quantidade de prótons presente no núcleo de cada átomo recebe um nome especial: Número Atômico, e é simbolizado pela letra Z.
Os prótons ficam localizados no núcleo do átomo, possuem carga de 1,6.10-19 coulombs e massa de 1,673.10-24g. A massa de um átomo é dada basicamente pela soma do peso dos nêutrons e prótons presentes.
O próton está localizado no núcleo atômico, mas é invisível ao microscópio comum, sendo 100 mil vezes menor do que um átomo e sua massa é menor do que a de um nêutron. Atribui-se à massa real de um próton o valor aproximado de 1.007276 u e massa relativa igual a 1.
O próton, ou protão (conforme português europeu), é formando por três quarks, que são outras subpartículas. Dois quarks são do tipo up e um quark é do tipo down. O próton é positivo; sua carga é de 1,6 x 10-19C. Ele se concentra no núcleo do átomo junto com o nêutron, que é neutro porque não possui carga.
Onde se localizam os prótons? Os prótons são partículas subatômicas, ou seja, são partes de um átomo. Estão localizados no núcleo atômico, junto com os nêutrons, e ambos são cobertos ou rodeados pela eletrosfera, que é onde ficam os elétrons.
Com a descoberta do próton, fica explicada a questão dos isótopos: o número de nêutrons de um átomo pode variar, mas o número de prótons deve permanecer o mesmo. Caso haja dois elementos com número de prótons diferentes, estes elementos serão diferentes entre si.
Caso haja dois elementos com número de prótons diferentes, estes elementos serão diferentes entre si. Um dos exemplos é o Hidrogênio: a maioria dos átomos de Hidrogênio não tem nêutron, no entanto, alguns átomos têm um ou dois nêutrons. Respectivamente, são chamados de deutério e trítio.
A descoberta do elétronnão se deve, obviamente, aos nomes citados acima. Sua descoberta é resultado de um conjunto de pesquisas em vários locais do mundo por vários séculos, contando desde a Grécia antigaaos dias atuais. Sua descoberta modificou desde a visão que se tinha do átomo até o modo de vida das pessoas.
Como não fazer barulho ao comer?
Como se escreve o nome Libanês?
Como parar de sugerir no Google Docs?
Quando as coisas melhorar ou melhorarem?
Como se desvincular de uma Página no Facebook?
Qual a melhor estratégia para jogar dama?
Sou uma pessoa muito carente o que fazer?
Porque as pessoas não gostam de ser criticadas?
O que fazer para diminuir o suor?
Como bloquear mensagens a cobrar Oi?
O que faz nascer cabelo branco?
Como a rainha Elizabeth 1 se tornou rainha?
Qual era a doença do rei Alfredo?
O que fazer para sair da procrastinação?
Como desvincular arquivos do OneDrive?
Em que ano MC Serginho morreu?