século VII a. C.
Alfabeto latino Também chamado de alfabeto romano, ele surgiu por volta do século VII a. C. Os romanos utilizaram 21 dos 26 dos caracteres etruscos.
O alfabeto latino ou romano surgiu em meados do século 7 a.C. como adaptação ao etrusco. Os etruscos usavam o alfabeto grego, de onde derivam os caracteres representativos da língua latina, e o repassaram aos romanos.
alfabeto latino O alfabeto latino, também conhecido como alfabeto romano, é o sistema de escrita alfabética mais utilizado no mundo, e é o alfabeto utilizado para escrever a língua portuguesa e a maioria das línguas da Europa ocidental e central e das áreas colonizadas por europeus.
Tudo indica que sua versão mais antiga surgiu na Fenícia (atual Líbano), entre os anos 14 a.C. Esse abecedário ancestral teria se inspirado nos hieróglifos, a escrita egípcia em que as idéias eram representadas por desenhos mas que, possivelmente, usava também sinais para sílabas.
Origens. Acredita-se que os latinos tenham adotado a variante ocidental do alfabeto grego no século VII a.C. a partir de Cumas, uma colônia grega no sul da Itália (Magna Grécia); este alfabeto latino arcaico era apenas um entre diversos alfabetos itálicos antigos que surgiram na época.
O CONJUNTO DE LETRAS QUE USAMOS PARA ESCREVER PALAVRAS CHAMA-SE: ALFABETO.
a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z. Antes do Acordo Ortográfico, assinado em 1990, o nosso alfabeto constava fundamentalmente de 23 letras uma vez que não eram incluídas as letras K, Y e W.
Na Idade Média, quando a Igreja Católica exercia poderes políticos sobre a Europa Norte e Central, o alfabeto latino foi aprovado com algumas modificações para germânicos e eslavos. As chamadas línguas românicas tardias passaram a usar sinais diacríticos para a expressão de seus sons específicos.
A mais antiga inscrição de caracteres latinos data, justamente do século 7 a.C. e está presente em um broche dourado guardado no Museu Etnográfico Luigi Pigorini, em Roma. Seguindo a orientação da origem grega, as anotações latinas são lidas da esquerda para a direita.
Como se deu o surgimento do alfabeto? Com o passar dos anos, o homem viu a necessidade em comunicar-se e deixar registrados fatos corriqueiros ou grandes feitos de suas vidas. Com isso, surgiram os primeiros escritos que, na verdade, não utilizavam-se de letras, mas sim de desenhos.
Professora licenciada em Letras. O alfabeto, tal qual o utilizamos hoje, é o legado de várias culturas a partir da necessidade de registro dos sons das palavras e passou por várias transições. As primeiras representações das palavras são atribuídas a um povo semita que vivia perto do Egito há cerca de 5,5 mil anos.
Quanto a suas ou quanto as suas?
Qual a velocidade de download de uma internet de 500Mb?
Qual a importância da Pesquisa Operacional na administração?
Como começar um negócio de roupas?
O que é um memorial acadêmico?
Qual é o número atômico do ferro?
Quais os personagens mais fortes de Harry Potter?
Qual signo mais sofre por amor?
Quais os tipos de pirâmides geométricas?
O que significa emanar coisas boas?
Quantos gramas tem 1 litro de água?
Qual é o goleiro mais baixo do Brasil?