A arte bizantina foi uma tendência artística desenvolvida durante o Império Bizantino, entre os séculos V e XV. As expressões artísticas bizantinas tinham um caráter religioso e foram marcadas pela temática cristã.
Constantinopla foi fundada em 330, pelo Imperador Constantino. Lá se localizava Bizâncio, uma antiga colônia grega que abrigava várias culturas (greco-romano e oriental), dando origem ao termo bizantino para designá-las.
A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.
A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período.
Características e Manifestações da Arte Bizantina
É denominada arte bizantina aquela realizada no Império Romano do Oriente, tendo seu apogeu durante o governo do Imperador Justiniano, entre 5 d.C. Daí deriva a denominação "arte bizantina", que disseminou-se além das fronteiras do Império Bizantino. ...
Mosaico Bizantino Eram aplicados no interior das igrejas e exibiam cores intensas e materiais nobres que refletiam a luz, concedendo suntuosidade aos templos. Eram criados a partir de pequenos pedaços de pedras em cores distintas, colocados sobre cimento fresco em uma parede e que compunham, assim, um desenho.
O mosaico é expressão máxima da arte bizantina e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas, mas instruir os fiéis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores. Plasticamente, o mosaico bizantino em nada se assemelha aos mosaicos romanos.
A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o centro de difusão da Arte Bizantina e local onde ela se desenvolveu incorporando as características e os aspectos mais marcantes das regiões orientais, como a Síria e a Ásia Menor.
Resposta: Do auge à queda: conheça o Império Bizantino, que durou 11 séculos. Espero ter ajudado!
Até que em 313 o imperador Constantino outorgou o Édito de Milão, que proibia a perseguição aos cristãos e, então, o Cristianismo começa a crescer. Surgem assim, as igrejas cristãs e um novo estilo de arte, a Arte Bizantina.
Como você pôde contemplar, a Arte Bizantina foi o primeiro movimento artístico cristão e teve grande importância na propagação do Cristianismo e da superioridade do império, colocando a igreja e o Estado na mesma posição perante a sociedade. Com essas informações, você terá uma boa base para responder às questões do Enem sobre artes.
Os exemplos mais conhecidos de arquitetura da Arte Bizantina são: As Basílicas de Santo Apolinário e São Vital, em Ravena; A Igreja de Santa Sofia, em Istambul ...
No século IV, o imperador Constantino reconheceu o culto livre aos cristãos do Império Romano. A arte cristã primitiva evoluiu então para a arte bizantina.