de 5000 a.C.
A história da descoberta do vidro é bem antiga. Os primeiros registros datam de 5000 a.C., quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira, sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio-que serviam para segurar suas panelas.
Em 1952, na Inglaterra, a Pilkington desenvolveu o processo para produção do vidro Float, conhecido também como cristal, que revolucionou a tecnologia dessa próspera indústria.
O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura.
Sua verdadeira origem é incerta, mas costuma ser atribuída aos antigos egípcios, já que os objetos mais antigos feitos com esse material – datados em 4 500 anos – foram encontrados em seu território.
Mas, notícias mais verossímeis, relatam que o vidro surgiu pelo menos 4.000 anos a.C.. Julga-se entretanto que os egípcios começaram a soprar o vidro em 1.400 a.C., dedicando-se, acima de tudo, a produção de pequenos objetos artísticos e decorativos, muitas vezes eram confundidos com belas pedras preciosas.
O vidro é feito da mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio. O material passa por vários processos e, só então, se torna o vidro como conhecemos.
Asahi Glass Company
De propriedade do grupo japonês Asahi Glass Company, a AGC Vidros do Brasil inaugurou oficialmente em abril de 2013 sua fábrica no município de Guaratinguetá (SP). O forno possui capacidade para produzir 600 t diárias de vidros flotados, além de espelhos e automotivos de todos os tipos.
A composição do vidro, basicamente, é formada por areia, carbonato de sódio (barrilha), calcário, óxido de minerais (como óxido de ferro), dentre outros. ... Já a barrilha é a substância que fornece o sódio para o vidro.
(Regionalismo norte/Nordeste) Corruptela da palavra vidro. Ela catou os caco de vrido e ponhô na boca.
Sua verdadeira origem é incerta, mas costuma ser atribuída aos antigos egípcios, já que os objetos mais antigos feitos com esse material – datados em 4 500 anos – foram encontrados em seu território. O vidro é obtido aquecendo uma mistura de sílica (areia), soda cáustica e sal em alta temperatura, de 1700ºC, até os três elementos derreterem e, ...
Quem inventou o vidro? Sua verdadeira origem é incerta, mas costuma ser atribuída aos antigos egípcios, já que os objetos mais antigos feitos com esse material – datados em 4 500 anos – foram encontrados em seu território.
Taça de vidro. Foi só no século XVIII que se estabeleceu em Portugal a indústria vidreira — na Marinha Grande — e ainda hoje esta existe. Anteriormente, há notícia, desde o século XV, da existência de alguns produtores artesanais de vidro. É conhecido o labor do vidreiro Guilherme, que trabalhou no Mosteiro da Batalha.
O vidro era obtido através da incineração de produtos naturais com carbonato de sódio (erva-maçaroca). Houve diversos fornos para a produção vidreira em Portugal, mas a passagem de uma produção artesanal, muito limitada, para a produção industrial foi lenta.
Qual o melhor cooktop de indução 2021?
Quanto tempo demora para um TED errado volta?
Quais são os riscos das atividades de aventura?
Quanto tempo demora nascer dente bebe?
Como passar a pomada Regencel?
Quanto calcular de cerveja por pessoa?
Como saber se a pessoa tá em fase terminal?
Quais são os exames de coagulação?
Como saber a data Ex de uma ação?
Como saber se estou com falta de vitamina B6?
Qual é o signo do Robert Pattinson?
O que posso usar no lugar da farinha de rosca?
O que fazer na França Além de Paris?
Quantos animais aquáticos existem?