6 de agosto de 1945
O alvo era Hiroshima, cidade japonesa de 256 mil habitantes. Às 8h15 de 6 de agosto de 1945, a bomba denominada Little Boy, com 72 quilos de urânio 235, foi lançada sobre a cidade, a mais de 10 mil metros de altura.
Em agosto de 1945, uma bomba nuclear que levava o nome de Little boy foi lançada por um avião americano B-29 atingindo a cidade de Hiroshima, matando ao todo 200 mil pessoas. Visitamos o exato ponto em que a bomba explodiu, em cima do Shima Hospital, onde hoje existe uma placa marcando a área.
A primeira bomba atômica causou cerca de 140.000 mortes em Hiroshima. Muitas pessoas morreram no local e outras nos dias e semanas após a explosão. A segunda bomba atômica, a de Nagasaki, matou mais 74 mil pessoas.
Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki | |
---|---|
Guerra do Pacífico, Segunda Guerra Mundial | |
Data | 6 e 9 de agosto de 1945 |
Local | Hiroshima e Nagasaki, Japão |
Desfecho | Vitória dos Aliados |
Faz 75 anos desde que os EUA lançaram bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki no final da 2ª Guerra Mundial. Uma das maiores tragédias da humanidade ocorreu nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.
6 de agosto de 1945 | 8: 6 de agosto de 1945 | 8:15 O Enola Gay, um bombardeiro B-29 pilotado pelo coronel Paul Tibbets, sobrevoava Hiroshima a cerca de 9,5 km de altura quando soltou a bomba Little Boy, que explodiu no ar, a aproximadamente 600 metros do solo.
Uma das maiores tragédias da humanidade ocorreu nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. O número real de mortos não é conhecido, mas acredita-se que cerca de 140 mil da população de 350 mil habitantes de Hiroshima tenham sido mortos na explosão e que pelo menos 74 mil pessoas tenham morrido em Nagasaki.
No fim da 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1945, os EUA lançaram por ordem do presidente Harry Truman uma bomba atômica contra Hiroshima, no inimigo Japão, deixando cerca de 140 mil mortos.
Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Os bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.
Os cálculos mais conservadores estimam que até dezembro de 1945 cerca de 110 mil pessoas haviam morrido em ambas as cidades. Outros estudos afirmam que o total de vítimas no fim daquele ano pode ter ultrapassado 210 mil pessoas. Após as bombas de Hiroshima e Nagasaki, o Japão apresentou sua rendição oficial.
A explosão causou uma onda de calor de mais de 4.000°C em um raio de cerca de 4,5 km. "De repente me deparei com uma gigantesca bola de fogo… e logo veio um barulho ensurdecedor. Era o ruído do universo explodindo". disse Shinji Mikamo, sobrevivente de Hiroshima, à BBC.
No caso da bomba de Hiroshima, por exemplo, elas foram letais para 92% das pessoas que estavam em um raio de 600 metros do marco zero. Os sobreviventes das explosões, conhecidos como hibakusha, sofreram as consequências devastadoras do calor intenso e da radiação.
Como surgiu o trekking no Brasil?
Quais são as antigas civilizações?
Como travar a altura da linha no Excel?
Como escrever um número na forma de produto?
Quando surgiu a vigilância sanitária no Brasil?
Qual o significado de live action?
Como é que se escreve melhor amigo em inglês?
Quanto tempo devo deixar o Magic Color no cabelo?
Por que foi feita a União Ibérica?
O que significa impacto na língua portuguesa?
Como surgiu a utilização do sistema monetário no Brasil?
Como melhorar a coesão de um texto?
Como escrever na norma culta da Língua Portuguesa?