O primeiro prazo da prova de vida em 2022 é para segurados que não realizaram o procedimento no ano passado, até dezembro de 2020. Esse grupo tem até o dia 25 de fevereiro para fazer a comprovação de vida e seguir recebendo o benefício normalmente. O novo cronograma terá validade até junho de 2022.
Poderão ser utilizados, por exemplo, os registros de vacinação, de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), aquisição ou renovação de empréstimo consignado, votação nas eleições, emissão de passaporte, carteira de identidade ou de carteira de motorista, entre outros.
Prova de vida pelo celular em 2022. Os aposentados e pensionistas podem fazer a prova de vida com comodidade e sem sair de casa, ao usar o celular com conexão à internet. Para tanto, o beneficiário precisa acessar um dos aplicativos, Meu INSS ou gov.br, e seguir as instruções.
Uma das obrigações mais recorrentes para aposentados e pensionistas mudou neste mês. Desde a última quarta-feira (2), a prova de vida para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou de ser presencial e passou a basear-se no cruzamento de outras bases de dados do governo.
Para saber se você pode fazer a prova de vida pelo celular, é preciso:Primeiro, faça o login no app Meu INSS.Clique no ícone "Prova de vida". ... Em seguida, faça o login no app gov.br e clique no botão "Iniciar prova de vida".Faça a validação facial, clicando na opção "Autorizações" (à esquerda).
17 curiosidades que você vai gostar
Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro. Matéria alterada às 11h48 do dia 3 de janeiro de 2022 para atualizar o calendário de prova de vida, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União.
A prova de vida voltou a ser obrigatória em 2022, após três meses suspenso e ficou um bom tempo parado por causa da pandemia de covid-19. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem ficar atentos ao procedimento, pois sem a prova de vida o benefício não é pago.
A prova de vida domiciliar deve ser solicitada pela central telefônica 135, pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Segundo o INSS, os segurados que têm dificuldades de locomoção precisam apresentar um atestado ou uma declaração médica comprovando o problema.
As pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas ou que sejam maiores de 80 anos com dificuldade de locomoção podem solicitar prova de vida domiciliar. O pedido de agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Como saber minha nota do Enem de 2016?
Como tirar a gordura do botão do fogão?
O que é a qualidade de um produto?
Onde posso tirar carteira de identidade depois de 18 anos?
Como saber a quantidade de massa na fôrma?
Como saber a qualidade de um áudio?
Como saber se o gás da geladeira está acabando?
Quantos litros tem a minha geladeira?
Quando usar o booster Beyoung?
Quantos eixos tem um caminhão Truck?
Como saber a propriedade do veículo?
Como funciona o cartão do PicPay?
O que define a potência de um laser?
Como saber se está no carregamento rápido?
Como passar chá de capim santo no cabelo?
Como usar o Canva gratuito no computador?