Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido. O pedido poderá ser aceito dizendo-se: "cai", "venha", "manda", "aceito", ou qualquer outra expressão que dê uma posição de aceitação.
Pode-se jogar duas duplas ou dois trios. Cada carta pode ser mais forte ou mais fraca do que outra. Elas obedecem a seguinte seqüência: da maior para a menor: 3 2 A K J Q 7 6 5 4 (de todos os naipes); a carta 4 é a mais fraca e a 3 é a mais forte, não importando o naipe.
Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3 Ordem dos naipes das manilhas (da menor para maior): ouro, espada, copas e paus. Após a distribuição das cartas, revela-se a carta do topo do monte - a Vira.
Sinais básicos de todo jogador de truco:
Joga-se o truco no sentido horário – da esquerda para a direita. Sorteia-se um jogador que embaralha as cartas – chamado de “pé”. O jogador à sua esquerda corta o baralho e o jogador da direita – o mão – distribui as cartas.
Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 3 e continua normalmente. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos (1).
Poderá ainda pedir truco antes de jogar sua 1ª carta à mesa, se o truco for aceito, basta apenas mostrar as 4 cartas e levar 3 pontos. O pedido de meio-pau pelo adversário, não afetará em nada, o tento máximo permitido pelo número de cartas erradas é de 3 pontos.
A ordem dos naipes das manilhas no truco paulista, de mais forte para menos forte é: Paus > Copas > Espadas > Ouros. Vamos dar um exemplo para não deixar dúvidas. Considerando que a carta virada na mão foi um Rei, de qualquer naipe, a ordem das manilhas é: Ás de paus > Ás de copas > Ás de espadas > Ás de ouros.
Descendente da cultura espanhola, o truc, conhecido por nós, brasileiros, como o famigerado truco, é o jogo preferido de muitos amantes de cartas. Passado entre as gerações, o truco é jogado por pessoas de todas as idades e é extremamente popular por ser intenso, divertido e exigir muita astúcia por parte dos jogadores.
O jogo de truco é popular no Brasil, com muitas variações regionais, como já mencionado. As versões mais conhecidas, o truco paulista e o truco mineiro, utilizam um deck francês e regras diferentes. O truco no Brasil está associado principalmente à cultura e ao estilo de vida universitário.
O jogo segue em sentido horário e, a partir desse momento, cabe aos jogadores da dupla pensarem e trabalharem para que as cartas postas à mesa sejam mais fortes que as de seus adversários. O jogador que tiver a carta mais poderosa da rodada vence. Como o turno é dividido em 3 rodadas, em certos momentos pode haver casos de empate.
Praticado principalmente no estado do Rio Grande do Sul, essa versão do truco também é muito jogada na Argentina desde a época da Guerra do Paraguai, quando gaúchos e hermanos se reuniam nas horas de descanso para jogar. Como funciona o jogo?
Quando começa a insônia na gravidez?
Quando vai estrear Harry Potter nos cinemas 2022?
Qual é a cidade mais quente da Alemanha?
Qual o tipo de forro para teto mais barato?
Qual o padrão da caixa de esgoto da Sabesp?
O que é fluxograma global ou de colunas?
Como é feita a operação logística?
Qual o horário da Lua Rosa hoje?
Quem pode ser considerado brasileiro?
Como copiar link e colar no Chrome?
Como funciona uma empresa B2B?
Como atingir a definição muscular?
Quais são os cursos mais concorridos da UFPR?
Quantas pessoas cabem em uma lancha?
O que não comer para evitar toxoplasmose?
Quanto tempo dura uma Coil de vape?