Alguns átomos têm a capacidade de entrelaçar os subníveis de suas órbitas “s” e “p”, originando a hibridização do carbono sp sp2 sp3. Ou seja, esse fenômeno faz com que as partículas atômicas realizem um número mais elevado de ligações, desenvolvendo estabilidade.
Sp1 = carbono ligado à 1 hidrogênio Sp2 = carbono ligado à 2 hidrogênios Sp3 = carbono ligado à 3 hidrogênios Segundo a teoria das ligações covalentes, uma ligação desse tipo se efetua pela superposição de orbitais semi-preenchidos (com apenas um elétron).
A hibridização do tipo sp2 ocorre com átomos de carbono que estabelecem uma ligação dupla. A hibridização do carbono do tipo sp 2 ocorre quando ele apresenta uma ligação dupla e duas ligações simples ou uma ligação pi (π) e três ligações sigma (σ).
Podemos determinar a hibridização de um átomo em uma molécula observando os tipos de ligações ao redor do átomo ou calculando seu número estérico.
A hibridação sp2 é considerada quando um dos orbitais p não é somado aos orbitais híbridos, o que acontece em moléculas como a de eteno (H2C=CH2), na qual há ligação dupla entre carbonos. Um dos orbitais (por exemplo, py) é mantido "puro", para a construção da ligação dupla com o outro carbono.
Os orbitais são regiões na eletrosfera do átomo em que é máxima a probabilidade de se encontrar o elétron, ou a função de onda que descreve o movimento de um elétron. Os orbitais são representados por nuvens eletrônicas e são diferentes para cada tipo de ligação; assim, para uma ligação do tipo s temos um orbital esférico; e para uma ligação p, ...
Em outras palavras: se em uma estrutura um C encontra o acima (= C = ou C≡C), então sua hibridação é sp. Para outros átomos menos ilustrativos – como metais de transição – a descrição das geometrias eletrônicas e moleculares é complicada porque os orbitais dy ef também são considerados. Os orbitais híbridos são separados por um ângulo de 180º.
Além disso, a orbital 2s (esférica) liga-se a C 1s H orbital a um ângulo de 135 ° em relação aos outros três H. No entanto, experimentalmente encontrados que ângulos na CH ,5º e Além disso, os comprimentos dos links C – H são equivalentes.
De acordo com a VTE, no metano os orbitais atômicos de C formam quatro ligações σ com quatro átomos de H. Os orbitais 2p, com image (imagem inferior) de C, são perpendiculares entre si, portanto os Hs devem ser separados por dos outros em um ângulo de 90º.
Como sair da Google Play na TV?
O que podemos expressar através da pintura?
Como conquista o Crush com palavras?
Como regenerar a flora intestinal?
Como calcular o valor das compras no balanço?
Como mandar mensagem para um ex?
É possível manipular um psicopata?
O que você precisa saber sobre o ECA?
O que fazer para definir cabelos ondulados?
Como ficar com a boca rosada naturalmente?
Como manter a cor do brócolis?
Como manter a disciplina em sala de aula educação infantil?
Como mudar a fonte no PowerPoint no celular?
Qual tinta usar para loiro perolado?
O que é o fundamento da Enfermagem?