Há palavras e expressões que exigem que o pronome seja colocado antes do verbo. Nasce, assim, o uso obrigatório da próclise graças às palavras atrativas (confira a lista de palavras atrativas ao final do texto). Exemplos: Não se faz isso. Aqui se canta, lá se chora.
Como saber se o pronome deve vir antes ou depois do verbo? Para entender, devemos observar alguns princípios. Em se tratando da próclise (colocação do pronome antes do verbo), ela será usada: 1) Quando, antes do verbo, houver palavras ou partículas de sentido negativo, tais como: nunca, não, jamais, nem. Veja:
Veja se ele está sempre “ocupado”. É aceitável ter uma agenda cheia, mas se isso significa que o rapaz jamais pode encontrar tempo para fazer um jantar ou ir ao cinema (sempre encontrando tempo para fazer visitas à sua cama), então ele não está ocupado – ele quer apenas se ocupar.
Veja se ele apenas conversa com você nos dias de semana. Se o rapaz entra em contato com você em dias úteis e desaparece no final de semana, é pelo fato de ele estar reservando os finais de semana para seus rabos de saia preferidos, ou para mulheres que talvez pareçam ser boas para namorar.
O que causa a falta de circulação nas pernas?
Quais as primeiras teorias evolucionistas?
Quem é o sucessor de São Pedro?
Como se divide as empresas no Brasil?
Como devem ser feitas as linhas?
Qual o valor do Bitcoin em 2012?
O que é bom para crise de asma?
Qual cristal usar na virada do ano?
Qual a diferença entre ação local e ação sistêmica?
Como calcular o consumo mensal de energia?
Quais são os benefícios da recreação?
O que é massificação midiática?
O que significa certidão em um processo trabalhista?