Calculadora entre Gasolina ou Etanol (Na média, uma relação de 73% ou menos do preço do etanol em relação ao preço da gasolina, favorece o uso do álcool. Se for 74% ou mais, use gasolina.)
O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, use álcool. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.
O cálculo do Inmetro tomado como padrão considera que, para saber se o álcool leva vantagem sobre a gasolina, o preço do litro do mesmo dividido pelo preço do litro da gasolina deve ser igual ou inferior a 0,7 ou 70%.
Em geral, o etanol rende menos energeticamente que a gasolina. Esse rendimento a menos é de cerca de 30%, o que pode gerar uma diferença notável para o consumidor, dependendo da cidade e dos valores praticados pelos postos. Historicamente, os carros a etanol sempre gastaram mais que os movidos por gasolina.
O etanol é melhor para potência, agora em trajeto de cidade com o motor frio, a gasolina é mais apropriada.
44 curiosidades que você vai gostar
Existe a convenção de que o etanol é mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou 30% mais barato (baseado no teste do Inmetro).
Como Economizar GasolinaRespeite a troca de marchas. ... Mantenha a manutenção em dia. ... Uso do ar-condicionado. ... Não acelere com o carro desengatado. ... Evite levar muito peso no carro. ... Verifique a pressão dos pneus. ... Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia. ... Não acelere com o carro parado no farol.
Ou seja, na prática, misturar gasolina e etanol na proporção 50/50 é ideal para aqueles que buscam um equilíbrio entre desempenho e eficiência. É claro que com essa mistura você não vai extrair o máximo de potência e torque do motor do seu carro, tampouco atingir números astronômicos de consumo.
Ele o identifica pelo teor de oxigênio, e passa esta informação para a central eletrônica. Ela ajusta então automaticamente o motor para o combustível que vem do tanque. Por isso, pode, sim, misturar gasolina e álcool ao mesmo tempo.
De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.
Para economizar combustível não dá para pisar fundo. O engenheiro Ricardo Takeo, da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), diz que, para poupar gasolina, o veículo precisa manter uma “velocidade constante entre 40 km/h e 70 km/h, na quinta marcha e no terreno plano”.
Manter uma rotação ideal
Em mais de dois terços dos veículos de passeio, a faixa que vai pedir menos combustível é entre 2.000 e 2.500 rpm. Isso vale, inclusive, para você passar a marcha no tempo certo dentro destes limites – siga os avisos do sistema se o seu carro tem indicador de trocas ou o velho vacuômetro.
Como já mostramos, o etanol consome mais. Já que o consumo de álcool é um pouco maior que o consumo de gasolina pelo mesmo motor. Em média, os carros leves mais utilizados nas ruas consomem 30% a mais com álcool do que com gasolina percorrendo a mesma distância.
Álcool ou gasolina: a regra dos 70%
Desse modo, para que abastecer com álcool fosse mais barato, seu preço deveria ser equivalente a, no máximo, 70% do preço da gasolina. Caso contrário, o derivado de petróleo continuaria sendo mais vantajoso para o bolso.
Para que o etanol seja mais vantajoso, seu preço precisa ser de até 70% do valor da gasolina. Não é o que está acontecendo. Nesta semana, os dados de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal apontam que o etanol está com paridade de 76,65% em relação à gasolina, considerando a média dos postos pesquisados.
A rigor, quanto menor a marcha, maior será o consumo de combustível. Andar em só em “primeira e segunda” no trânsito pesado gasta muito mais do que rodar na estrada. Em ciclo urbano, antecipe trocas de marcha e rode com a relação mais alta dentro do possível.
Por exemplo, um motor pode normalmente estar em marcha lenta a 650RPM, mas irá para 1000 RPM ou mais quando estiver frio. Os motores frios funcionam com menos eficiência e exigem uma velocidade de marcha lenta mais alta. O maior RPM também permite melhor lubrificação e um aquecimento mais rápido do motor.
Marcha lenta, de fato, quer dizer que o carro está ligado em aceleração mínima, ou seja, com o câmbio no ponto morto. O senso comum prega que essa prática de manter o veículo desengrenado e com o motor em baixa rotação serve para economizar combustível, mas, na verdade, isso pode ser prejudicial e, até mesmo, perigoso.
Daí a sensação de que a quinta marcha é mais fraca do que as demais. A leitura das relações de transmissão também é mais simples do que parece.
Com a moto fria, deve ficar em torno de 1000 rpm, com a moto já esquentada, em torno de 1500 rpm.
1) Ao dirigir, deixar o motor funcionar em rotações muito baixas ou muito altas, por usar a marcha errada, como andar em quinta marcha a 20 km/h dentro da cidade ou a 100 km/h em terceira.
É importante frisar que a cada troca de marcha de carro, a rotação do motor varia. Portanto, quanto menor a marcha, maior a força e a rotação do motor. No caso contrário, quanto maior a marcha, maior a velocidade e menor a rotação do veículo.
Isso porque qualquer problema mecânico, elétrico ou eletrônico tem o potencial de impactar a eficiência do motor.
...
Alguns exemplos de componentes eletroeletrônicos problemáticos são:Uma sonda lambda defeituosa.Um termostato danificado.Uma vela de ignição problemática.Um catalisador entupido.Um bico injetor sujo.
Antonio Alexandre Ferreira Correia: com gasolina, o motor aquece mais rápido e o consumo do combustível, em km/l, é menor (quando comparado ao etanol). Além disso, o veículo fica mais lento, ou seja, perde em aceleração e retomada de velocidade.
Quantos livros vende um escritor?
O que pode causar problemas na fala?
Quem paga o resto da Meia-entrada?
É verdade que por um ponto passam infinitas retas?
Para ser impresso ou imprimido?
Palavras que rimam com aclamada?
O que significa dar mao a palmatoria?
O que quer dizer a palavra prontifique?
Como se escreve a palavra prontifique?