Surgiu, no século XVIII, Phillippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria, que teve o mérito de libertar os doentes mentais das correntes. Os asilos foram substituídos, então, pelos manicômios, estes somente destinados aos doentes mentais.
A psiquiatria e a enfermagem psiquiátrica surgiram no hospício. O hospício era instituição disciplinar para reeducação do paciente: louco, o alienado; por meio da atuação de um profissional: o médico – alienista, a figura de autoridade a ser respeitada e imitada nesse projeto pedagógico.
O primeiro grande passo para o progresso científico da Psiquiatria ocorreu apenas no século XVIII, com os estudos do médico francês Philippe Pinel, o qual instituiu reformas humanitárias para o cuidado com os doentes mentais.
No Brasil, o primeiro manicômio/hospital psiquiátrico foi criado em 1852, nesse caso, o Hospício D. Pedro II na cidade do Rio de Janeiro.
Segundo ele, esse conceito já teve inúmeras interpretações, mas foi no século XVII que sofreu uma grande transformação. Até o século XVII, a imagem que se tinha da loucura era sua representação medieval de algo místico, desconhecido, considerado o lugar imaginário da passagem da vida à morte.
Johann Christian Reil (1759-1813) foi o criador do termo “psiquiatria” e o principal representante da corrente de pensamento filosófica-especulativa.
No século XIX, iniciou-se a transformação da Saúde Mental do Brasil, onde as discussões em relação aos transtornos mentais ganharam força. Nesse período o doente mental era considerado um perigo para a sociedade, por isso, era ele excluído da sociedade.
Marcos da psiquiatria no país 1881: Um decreto do governo cria a cadeira de Doenças Nervosas e Mentais nas Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro. 1883: O médico Teixeira Brandão (1854-1921) vira professor de psiquiatria no Rio e é considerado o primeiro alienista brasileiro.
Segundo Cataldo Neto, Annes e Becker, a história da psiquiatria se iniciou com o médico Hipócrates quando este desenvolveu a teoria humoral, e escreveu a obra Corpus Hippocraticumque continha descrições de enfermidades, como: melancolia, psicose pós-parto, fobias, delirum tôxico,demênciasenil e histeria.
No mundo científico, Copérnico, Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, René Descartes, Blaise Pascal e Isaac Newton revolucionavam as ciências naturais e o pensamento humano. Estas descobertas influenciaram decisivamente a evolução científico natural da medicina e também na própria psiquiatria.
Normalmente, a família era responsável pela custódia e cuidado da pessoa em dificuldades, visto que intervenções externas e instalações para tratamento residencial eram raras na época. Somente no final do século VI, em Bagdá, é que o primeiro hospital psiquiátrico seria fundado.
2. A Assistência Psiquiátrica: Breve Histórico Geral e Atual Processo de Reforma no Brasil Para refletirmos sobre assistência psiquiátrica, faz-se necessário apresentar uma breve reflexão a respeito da história do cuidado com a loucura.
Como sair da faixa branca no Jiu-jitsu?
Qual a função de um coordenador comercial?
Como diminuir o quadril rápido?
O que faz um estrategista de negócios?
O que precisa para ser um bom desenhista?
Como ser assistente virtual da Amazon?
Como percebemos a passagem do tempo Brainly?
Como abreviar 1 minuto e 30 segundos?
O que fazer para perder o medo de andar de biz?
O que faz o advogado imobiliário?
Como se preparar para o concurso da Aeronáutica?
Como ser lucrativo em apostas esportivas?
Como se preparar para a prova da ETEC?
O que precisa para ser instrutor de Pilates?
Qual o salário de um assistente pessoal?