Quando deve ser pago hora extra?

Pergunta de Viviane Antunes Martins em 27-05-2022
(32 votos)

A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% superior à hora normal, se trabalhada de segunda a sábado. E 100% superior, ou seja, o dobro, se trabalhada no domingo ou em algum feriado.

Quando devem ser pagas as horas extras?

Como regra geral, o colaborador só pode ter duas horas excedentes por dia. Quando as horas extras são feitas de segunda a sexta feira das 5h01 às 21h59, o colaborador recebe o adicional 20% a mais do valor por hora trabalhada.


Quando o trabalhador tem direito a hora extra?

Tenho direito às horas extras? Em regra, o funcionário que trabalha externo também tem direito ao recebimento das horas extras realizadas. A empresa deverá entregar ao trabalhador ficha ou papeleta para controle da jornada, devendo realizar o pagamento das horas extraordinárias exercidas (artigo 74, ª3º da CLT).

O que fala a CLT sobre horas extras?

59 - A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de duas, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.] § 1º - A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal.

Como provar a realização de horas extras?

Como provar as horas extras? O mais comum é que elas sejam demonstradas mediante testemunhas que tinham contato com o trabalhador no ambiente de trabalho ou que desempenhavam a mesma função que ele. Além da prova testemunhal, o trabalhador também pode demonstrar as horas extras de forma documental.

Pagamento de Hora extra ou Folga, o que a empresa deve fazer?


35 curiosidades que você vai gostar

Quando o funcionário é obrigado a fazer hora extra?

De acordo com a lei, o empregado é obrigado a prestar hora extra para a empresa, desde que esteja explícito em seu contrato de trabalho, CCT ou ACT, e desde que informado previamente pelo empregador.

O que acontece se o funcionário se negar a fazer hora extra?

Em caso de recusa do empregado em laborar em horas extras quando existir acordo escrito é facultado ao empregador aplicar penalidades disciplinares em razão do ato de insubordinação, como: advertência, suspensão e até mesmo demissão por justa causa em caso de reincidência.

O que acontece se eu me recusar a fazer hora extra?

Proceder a demissão pela recusa do empregado também é ilegal, podendo gerar transtornos para a empresa. Então, o ideal é que as partes estejam de acordo sobre a realização de horas extras e que haja comunicação prévia sempre que houver necessidade de realizá-las.

Como recusar hora extra?

PODE O EMPREGADO SE RECUSAR A FAZER HORA EXTRA? A resposta é sim! Como as horas extras devem ser previstas expressamente em convenção coletiva ou acordo de trabalho firmado entre as partes, a recusa é possível, mesmo diante da antipatia do empregador diante da recusa do empregado.



Outras questões

Como se faz um resumo de um capítulo de um livro?

Quais os critérios adotar para fazer um pré-dimensionamento?

É possível terminar os estudos online?

Como escrever um release de um evento?

Como foi o final de Chaves?

Onde colocar os sinos de vento?

O que acontece no final do filme Annabelle 3?

Como fazer um resumo de um capítulo de um livro?

Como o rei Hamlet morre?

Como segurar a bola no FIFA 19?

Quanto cobrar para fazer um trabalho acadêmico?

Como decorar com flores secas?

Como faz o dragão tropical no Dragon City?

O que acontece no dorama Pousando no Amor?

Quanto tempo leva para secar uma rosa?

O que houve com a dubladora da Mazikeen?

Como fazer um termo de autorização?

Como termina o filme Enrolados?

Por que sedar um paciente?

O que significa melhoria de processo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com