Em janeiro de 1979, os islâmicos xiitas do Irã, liderados pelo aiatolá Rouhollah Khomeini, derrubaram o governo do xá Reza Pahlevi, no poder desde a década de 1940 e aliado aos Estados Unidos, e proclamaram a Revolução Islâmica.
Causas da Revolução Iraniana
Repressão política executada pelo SAVAK, a polícia secreta Iraniana, que empregava censura e recorreria a prisões, tortura de dissidentes, assassinatos de opositores ao regime implantado pelo xá Pahlevi.
Em 1979, o Irã passava por um dos episódios mais importantes da história do país. A Revolução Iraniana, também chamada de Revolução Islâmica, tirou do poder o xá Reza Pahlevi, que governava o país desde 1941, e colocou em seu lugar o aiatolá Ruhollah Khomeini.
O processo revolucionário que inicialmente era guiado por anseios democráticos e de melhorias das condições de vida dos iranianos, resultou no governo de um chefe religioso que transformou o país em um Estado teocrático.
Após um golpe de Estado apoiado por Reino Unido e Estados Unidos em 1953, o Irã tornou-se gradualmente autocrático. A crescente oposição contra a influência estrangeira e a repressão política culminou com a Revolução Iraniana, que acabou por criar uma república islâmica em 1º de abril de 1979.
27 curiosidades que você vai gostar
A Guerra Irã-Iraque foi um conflito que se iniciou em 1980, em um contexto de escalada de tensão nas relações entre Irã e Iraque. O que esteve em disputa nesse conflito foram os interesses políticos das duas nações, além de questões territoriais.
Consequências da Revolução Iraniana
Khomeini volta do exílio e, assumindo a liderança do movimento revolucionário, declara o Irã um Estado Islâmico, regido totalmente pela sharia (lei corânica) e com Khomeini como seu líder supremo, configurando uma das únicas revoluções conservadoras bem sucedidas no mundo.
Após a revolução, o Irã começou a ser comandado pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, que fez com que a nação passasse de uma monarquia a uma república islâmica. A revolução fundamentalista iraniana ocorreu em duas fases.
Mas a revolução islâmica trouxe outras consequências para o país: uma ruptura com o Ocidente e a hostilidade com os vizinhos árabes. Depois da revolução, o Irã rompeu suas relações com os Estados Unidos e entrou em uma rota de colisão com os governos sunitas da região do Golfo Pérsico.
A Revolução Iraniana (1979)
Em 1979, o líder religioso Aiatolá Khomeini liderou um golpe de Estado, agora religioso e conservador, com o apoio da maior parte da população.
O protagonista da oposição ao Xá era o aiatolá Ruhollah Khomeini, líder religioso que estava exilado na França. O aiatolá defendia a realização de reformas reformas sociais e econômicas no Irã e a recuperar das tradições do Islamismo. As manifestações se iniciaram com grande força por todo o país no ano de 1978.
A principal característica sociopolítica da Revolução Iraniana foi a: a) defesa de reformas sociais, além da tentativa de recuperar valores religiosos e tradicionais do islamismo.
Em janeiro de 1979, os islâmicos xiitas do Irã, liderados pelo aiatolá Rouhollah Khomeini, derrubaram o governo do xá Reza Pahlevi, no poder desde a década de 1940 e aliado aos Estados Unidos, e proclamaram a Revolução Islâmica.
A produção industrial recuou, a especulação fez subir o preço dos aluguéis e a moradia tornou-se inacessível para um grande número de pessoas. A desigualdade cresceu, gerando impaciência e descontentamento de parte da população.
O Aiatolá é visto, entre os muçulmanos xiitas, como o líder que se encontra no mais alto posto da sua organização religiosa. O xiismo é considerado o segundo maior contingente de fiéis do mundo islamita, em contraposição aos sunitas, que abrangem 84% da população muçulmana.
Foi implantada no país uma República Islâmica, uma teocracia, cuja autoridade suprema era um chefe religioso — Ruhollah Khomeini, o aiatolá que, mesmo exilado na França, liderou a revolta e, com a queda do xá, voltou a Teerã em 2 de fevereiro, assumindo o governou do país até a sua morte, em 4 de junho de1989.
É historicamente conhecido como Guerra Irã-Iraque o conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio, e terminou com a vitória do Iraque.
A denominada Revolução Iraniana teve início em 1978 e foi, sobretudo, uma reação ao governo do xá Mohamed Reza Pahlevi. O relacionamento do xá e a população iraniana vinha estremecendo desde as concessões que o governante fez aos norte-americanos após a Segunda Guerra Mundial.
Em 1980, Irã e Iraque iniciaram uma guerra sangrenta, que teve forte motivação no fundamentalismo religioso e na presença dos EUA no Oriente Médio.
No ano de 2003, os Estados Unidos realizaram uma ocupação ao território iraquiano sob a alegação de que o presidente Saddam Hussein mantinha um arsenal de armas químicas que ameaçavam a paz mundial.
Da questão nuclear à escalada
Os EUA levantam suspeitas sobre o programa nuclear americano pela primeira vez em 2002, na sequência do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. Em 2006, o Irã confirma o enriquecimento de urânio, com fins alegadamente pacíficos.
O Exército Republicano Irlandês foi fundado em 1919 com o nome inglês original Irish Republican Army, de onde vem a sigla mundialmente conhecida IRA. Naquela época, um grupo de homens católicos se reuniu militarmente para se opor à anexação da Irlanda do Norte ao Reino Unido.
Os povos iranianos constituem um conjunto de grupos étnicos que se identificam pelo uso de línguas iranianas e pela sua ascendência comum de antigos povos indo-iranianos.
O país se chamou Pérsia até o século passado – o nome Irã, que na língua parse significa “terra dos arianos” (uma referência à etnia de seus ancestrais), só foi adotado oficialmente em 1935. Ou seja: o país sempre se chamou Irã. Eram os europeus que chamavam de Pérsia.
Qual a menor nota do Enem para entrar em Medicina?
Qual o melhor formato para pen drive NTFS ou Fat?
Qual era o valor do salário mínimo em 2021?
Quando vou receber meu Imposto de Renda 2021?
Qual a conjuntivite mais perigosa?
Qual é o país que mais escuta K-pop?
Qual é o metal mais duro do mundo?
Qual a cor que simboliza a fé?
Quais são as moléculas sinalizadoras?
Qual a característica que mais se destaca nos esportes de marca?
Quantos minutos Draco Malfoy aparece nos filmes?
O que é um programa de remuneração?
Quantas calorias gasta em 30 minutos de corrida?
Qual o valor do salário para quem trabalha à noite?
O que deve conter no projeto político pedagógico da escola?
O que fazer com a oferenda do Preto Velho?
Qual melhor zinco ou zinco quelato?