O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.
Sabe-se que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social teve por objetivo a construção de um perfil profissional mais crítico, para uma melhor orientação e redimensionamento do exercício profissional do Serviço Social. A partir dessa premissa perguntamos a profissional o que a mesma compreende por este movimento.
No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.
Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.
Neste contexto, Netto (2005) diz que a principal conquista do Movimento de Reconceituação foi a recusa dos assistentes sociais em caracterizar-se exclusivamente em agentes técnicos, executores das políticas sociais.
29 curiosidades que você vai gostar
RESULTADOS E DISCUSSÕES: O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante.
Já a Assistência Social é uma política pública, que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 compõe o tripé da Seguridade Social Brasileira, junto com a Saúde e a Previdência Social.
Segundo José Paulo Netto (2007), o movimento de renovação do Serviço Social no Brasil é dividido em três tendências: A Perspectiva Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e a Intenção de Ruptura.
Vertente modernizadora, caracterizada por abordagens funcionalistas, estruturalistas e positivistas, voltada a uma modernização conservadora e à melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade.
Podemos apontar quatro principais conquistas no movimento de reconceituação: a articulação de uma nova concepção da unidade latino-americana; a explicitação da dimensão política da ação profissional, tendo em vista de que o tradicionalismo ocultava a dimensão política da profissão e a interlocução crítica com as ...
É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação teve em 1972 uma tonalidade crítica manifesta no Brasil. c) É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação se inicia em plena ditadura militar brasileira.
Dentre os eixos de preocupações fundamentais do movimento de reconceituação podem ser salientados: o reconhecimento e a busca de compreensão dos rumos peculiares do desenvolvimento latino-americano; a criação de um projeto profissional abrangente, atento às características latino-americanas, em contraposição ao ...
A obra nos mostra o modo como se configurava o “Método B.H” que foi entendido como caminho e meio para sair das dificuldades do momento, tendo como objeto de pesquisa a classe oprimida e, como objetivo principal, a transformação da sociedade e do homem por meio da conscientização, capacitação e organização.
De acordo com Netto (2011), o processo de renovação do Serviço Social brasileiro se dá por meio do entrelaçamento de duas dinâmicas: as demandas sócio-institucionais postas à profissão e a dinâmica interna da realidade profissional.
Então, segundo Iamamoto e Carvalho (1988, p. 129), se “as Leis Sociais são, em última instância, resultantes da pressão do proletariado pelo reconhecimento de sua cidadania social, o Serviço Social origina-se numa demanda diametralmente oposta.”
O Serviço Social, como profissão institucionalizada, configura-se no cenário mundial a partir da década de 1920, após a Primeira Guerra Mundial, quando se caracteriza de forma mais evidente e abrangente a questão social, bem como formas de organização da classe trabalhadora, que contextualizam o surgimento de ...
A perspectiva modernizadora do serviço social pode ser vista como uma resposta à crise de legitimidade, isto é, a necessidade de reconceituar o papel funcional e social da área, que adepta ao positivismo tende a adotar uma postura neutra e por vezes inócua para o cumprimento dos objetivos propostos.
A perspectiva modernizadora se caracterizou como um esforço para adequar o serviço social como instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais e como estratégia de desenvolvimento capitalista no marco das exigências colocadas pelos processos políticos pós-1964.
Essa perspectiva modernizadora situa-se no período entre 1965 a 1970, o núcleo central do debate profissional é o desenvolvimento, a partir da fundamentação teórica funcionalista, estruturalista e mais tarde estrutural-funcionalista, com o embasamento teórico do positivismo.
As direções teórico-metodológicas constituídas no processo de renovação do serviço social são: a reatualização do conservadorismo, a perspectiva modernizadora e a perspectiva da intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional.
Diante desse cenário de pauperismo podemos destacar dois entendimentos teórico-metodológicos que emergiriam para a compreensão da Questão Social: 1) resignação, baseado no pensamento de Auguste Comte (1798 – 1857) - positivismo, e 2) a perspectiva supressão da ordem burguesa, baseado no pensamento de Marx e Engels.
O processo de autocracia burguesa vai alterar a questão do trabalho. No caso do serviço social o que vai referenciar a profissão é o mercado de trabalho e não mais a ligação com a igreja. ... Dessa forma o Estado precisaria restabelecer a ordem na sociedade e conciliar ao seu interesse o avanço econômico e a ordem social.
Verificou-se que majoritariamente as demandas são provenientes das políticas de assistência social e saúde e que se concentram atividades relacionadas à gestão do trabalho, gestão financeira e gestão de informações.
As políticas sociais se constituem em espaço para a consolidação da profissão e o assistente social se insere no mercado de trabalho, enquanto trabalhador assalariado, com a função de executar políticas sociais voltadas ao atendimento das expressões da questão social, majoritariamente propostas pelo Estado.
Por serem programas relacionados com direitos que são garantidos aos cidadãos as políticas públicas existem em muitas áreas. São exemplos, educação, saúde, trabalho, lazer, assistência social, meio ambiente, cultura, moradia e transporte.
Como reclamar na Magazine Luiza?
O que deveríamos comer todos os dias?
Porque é bom dormir com travesseiro no meio das pernas?
Qual engorda mais açaí ou sorvete?
O que é etiologia a esclarecer?
Qual o prazo para envio do S 1000?
Quanto fatura Gusttavo Lima por ano?
Como o Brasil trata os direitos humanos na Constituição de 1988?
Como pedir a baixa do gravame?
Qual é o rendimento do Tesouro Direto Selic?