A hiperinflação no Brasil durou entre a década de 19, com seu ápice em março de 1990, quando o índice de inflação atingiu 80%. Após 7 planos econômicos, a hiperinflação chegou ao fim em 1994.
Então, para controlar a inflação, o governo precisa reduzir a necessidade de se financiar com emissão de moeda. Para isso, precisa ajustar suas finanças, cortando gastos e/ou aumentando impostos, num processo permanente.
Rentabilidade real: como descontar a inflação? Todos os tipos de investimento estão sujeitos a uma prova de fogo: a rentabilidade real. Afinal, é ela que vai mostrar quanto as aplicações estão rendendo, descontando a inflação.
A rentabilidade nominalé o rendimento semdescontar a inflação e a rentabilidade realé o rendimento descontandoa inflação. A maioria calcula a rentabilidade real apenas diminuindo a taxa de inflação do rendimento. Por exemplo, se o rendimento foi 10% e a inflação foi 6% então a rentabilidade real foi 4%.
Como vimos, inflação alta no longo prazo é resultado de problemas fiscais. E eles fazem com que o país recorra à impressão de moeda para fechar suas contas. Então, para controlar a inflação, o governo precisa reduzir a necessidade de se financiar com emissão de moeda.
Se, nessas condições, o governo quiser lutar contra a inflação utilizando aperto fiscal e monetário, a recessão pode ser aprofundada. Em casos como esse pode fazer certo sentido conviver com um pouco mais de inflação, temporariamente, para não prejudicar muito o crescimento e trazer desemprego.
Quais erros devemos evitar em uma dissertação?
Qual o número que liga para o Itaú?
Como ver as parcelas do parcelamento MEI?
Como desidratar e secar frutas?
Quando o gás não realiza trabalho?
Qual a diferença do regente para o maestro?
Como saber que um vulcão vai entrar em erupção?
Qual ar condicionado para 20m2?
O que acontece se desligar uma usina nuclear?
O que é carbono quiral ou assimétrico?