É considerado hiperprolactinemia quando os níveis de prolactina encontram-se superiores a 29,2 ng/mL, no caso das mulheres não grávidas e fora do período de amamentação, e acima de 20 ng/mL no caso dos homens, podendo o valor de referência variar entre os laboratórios.
Quanto aos valores de referência da prolactina, destacamos que o normal é de até 29 ng/mL (nanogramas por mililitro) no sangue.
Assim, as causas do aumento de prolactina podem ser fisiológicas, quando o próprio organismo, por necessidade, aumenta a liberação de prolactina durante o sono, no stress físico e psicológico, durante a gravidez, durante a amamentação e no orgasmo sexual; farmacológica, ou seja, causada pelo uso de medicamentos, como ...
Quais os sinais e sintomas da produção elevada de prolactina?Falta de libido;Menstruação irregular (oligomenorréia);Ausência da menstruação (amenorreia);Produção de leite sem gestação (galactorreia);Disfunção erétil;Osteoporose;Tumor da hipófise.
Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina. É importante lembrar que nunca se deve usar medicamentos sem prescrição médica.
43 curiosidades que você vai gostar
Trata-se de um quadro que pode provocar distensão abdominal e impactar as dietas para emagrecer. Entre as mulheres que não conseguem emagrecer, há casos de uma doença denominada microadenoma hipofisário, que não apenas faz engordar como também ativa o hormônio da prolactina.
Hiperprolactinemia pode ser causada por neurolépticos (fenotiazinas, butirofenonas, risperidona, sulpirida), antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, clomipramina), inibidores da monoaminoxidase, alguns anti-hipertensivos (verapamil, reserpina, metildopa), medicamentos de ação gastrointestinal (domperidona, ...
De acordo com a literatura médica, o aumento da produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, doença que pode atingir tanto mulheres quanto homens em idade adulta fértil (entre 20 a 50 anos). Nesse sentido, nas mulheres, pode causar alteração menstrual e infertilidade.
Principais causas
O aumento da prolactina no homem pode estar relacionado com a presença de tumores na glândula hipófise, chamados de prolactinomas, que é a glândula responsável pela produção de prolactina.
Além disso, os valores de estradiol podem variar de acordo com a idade da criança. No caso dos meninos até 10 anos, é considerado normal valores menores que 20 pg/mL, enquanto que para meninas o valor considerado normal é entre 6 e 27 pg/mL.
Além disso, ela tem um papel importante na atividade sexual e na disposição e, segundo algumas pesquisas, pode afetar, inclusive, a sensação de autoconfiança. Considera-se que níveis normais de testosterona total, para homens adultos, variam de 300 nanogramas por decilitro (ng/dl) de sangue a 1.000 ng/dl.
A prolactina é considerada baixa quando os seus valores são menores que 2,8 ng/mL em mulheres não grávidas e que não amamentam ou com valores menores que 9,7 ng/mL em mulheres grávidas.
Apesar de ser muitas vezes indicado durante a gravidez, o exame de prolactina pode ser também indicado para homens pra investigar a causa de disfunção erétil ou infertilidade, por exemplo, e mulheres não grávidas para avaliar se há alguma alteração na produção desse hormônio que possa interferir na concentração dos ...
A queda dos níveis de prolactina no corpo também pode ocorrer, geralmente como consequência do uso de medicamentos ligadas à dopamina, como a apomorfina. A prolactina baixa não provoca efeitos negativos, mesmo que a melhor opção seja mantê-la no nível adequado.
A dosagem de FSH pode aumentar com o uso de cimetidina, clomifeno, digitálicos e levodopa. Os resultados do FSH podem ser reduzidos com contraceptivos orais, fenotiazinas e tratamentos hormonais.
A disfunção da prolactina é responsável por quase 20% dos casos de infertilidade feminina. Isso acontece porque a prolactina alta promove alterações na produção dos hormônios FSH e LH, responsáveis pela ovulação, causando ausência de ovulação e alteração dos ciclos menstruais.
O adenoma pode reduzir sua fertilidade mas não a tornam infértil. Não acredite que você não engravidará simplesmente pelo fato de ter o adenoma. A gravidez é possível mesmo com o microadenoma hipofisário e com a hiperprolactinemia. Se não deseja gravidez, discuta com o seu médico sobre a anticoncepção.
Sintomas da galactorreia
As mulheres com prolactinomas frequentemente têm níveis baixos de estrogênio, o que pode dar origem a secura vaginal e desconforto durante a relação sexual. Algumas mulheres (e raramente, homens) têm infertilidade.
O uso da bromocriptina em prolactinomas resultou em estudos em normoprolactinemia em 59 a 100% dos casos e restauração da função menstrual em 80 a 90% das pacientes A normalização da prolactina acontece, geralmente, dentro de 1 a 6 meses de tratamento e a redução tumoral pode ocorrer em 1 a 2 semanas, sendo a maioria ...
Existem diversos motivos que levam uma pessoa a engordar. Os principais são: a alimentação, o sedentarismo, doenças que favorecem o ganho de peso, uso de medicamentos, genética e idade.
Durante a fase lútea, o local onde o folículo se rompeu transforma-se no corpo lúteo. Os níveis de FSH e LH diminuem, enquanto que as concentrações de progesterona e estradiol aumentam. Estes níveis hormonais, por sua vez, diminuem depois de vários dias se o óvulo não for fertilizado.
O exame de prolactina é importante para indicar sinais de gravidez mas também para investigar causas de outros problemas no organismo. Por isso, caso o teste dê um resultado alto, é possível que seja em decorrência de algum de alguns fatores: uso de determinados medicamentos (como fenotiazina e metoclopramida);
A Cabergolina tem a vantagem de poder ser administrada até 2 vezes na semana, com aumento gradual da dose; a dose inicial recomendada é de 0,25 mg 1 a 2 vezes na semana, com reajustes semanais até atingir a dose de 1 mg por semana.
A diminuição de LH pode levar à diminuição na produção de espermatozoides pelo homem e na ausência de menstruação nas mulheres, situação conhecida como amenorreia, sendo importante consultar o médico para que seja indicado o melhor tratamento, que normalmente é feito com o uso de suplementação hormonal.
Principais causas
A prolactina é um hormônio naturalmente produzido durante a gravidez e que tem como função estimular as glândulas mamárias a produzirem leite, sendo esse aumento considerado normal, além de também ser notado um aumento próximo ao período menstrual.
Quais os principais objetivos da Reforma Sanitária?
Quantos gols tem Messi na temporada 2021?
Quais são os instrumentos do sistema de avaliação da educação básica?
Como ficará o salário dos professores em 2022?
São Paulo é uma cidade de primeiro mundo?
Quem é Matilda do filme O Profissional?
Quais são os objetivos da prestação de contas anual e seus aspectos analisados?
Quando começa a valer o dissídio 2022?
Quais as bibliotecas mais antigas do mundo?
Como eram as cartas de antigamente?
O que é que se pega pelo corpo e fala na cabeça?
Qual é o lucro por hectare de café?
Qual é a composição do thinner?