A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista).
A hemodiálise é feita com a utilização de um aparelho chamado dialisador, por onde o sangue circula e passa por um filtro que tem como função eliminar as substâncias que estão circulando em excesso que podem ser prejudiciais para o organismo.
A hemodiálise é um tratamento que realiza a filtragem das substâncias indesejáveis do sangue através de uma máquina, ou seja, o procedimento funciona como um rim artificial. O tratamento é imprescindível para manter a vida da pessoa que perdeu a função renal.
Segundo pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos EUA, o período de dois dias sem hemodiálise, geralmente no fim de semana, aumenta em 22% o risco de morte, por causa do acúmulo de líquido e de toxinas.
É preciso destacar que o paciente com rins funcionantes elimina água de forma constante. A bexiga está sempre em processo de enchimento. Já o paciente em hemodiálise que não mais urina só tem aquelas 4 horas de cada sessão para retirar o excesso de líquido.
A hemodiálise é feita através de uma máquina que filtra artificialmente o sangue. Nessa máquina, o sangue da pessoa circula através de um rim artificial cheio de tubos com membranas semipermeáveis. Esses tubos se encontram mergulhados em uma solução que contém as mesmas substâncias que se encontram presentes no sangue, como a glicose, sais, ...
As salas de hemodiálise costumam ter várias máquinas, sendo capazes de receber, em muitos casos, até 20 pacientes em uma só sala. Clínicas grandes podem ter 4 ou 5 salas, o que lhes permite dialisar dezenas de pacientes a cada turno.
A hemodiálise é um tratamento bastante seguro, não apresentando riscos ao paciente na maioria dos casos. "Os principais riscos são decorrentes da própria doença renal", explica o especialista Roberto Galvão.
Estes podem ser submetidos à hemodiálise durante o resto de suas vidas (geralmente três vezes por semana durante, no mínimo 3 a 4 horas por tratamento) ou até receberem um transplante renal bem sucedido. Os pacientes são colocados em hemodiálise crônica quando necessitam da mesma para a sobrevivência e para o controle de sintomas urêmicos.
O que significa subam os autos com as cautelas de estilo?
O que aconteceu com os irmãos Zack e Cody?
Como não mostrar a barra de tarefas?
O que é 5S e qual sua utilização?
Qual o site de notícias mais confiável do Brasil?
Como são as primeiras dores do trabalho de parto?
Como é feita avaliação judicial?
Como fazer uma imagem ficar do tamanho de uma folha a4?
Como se diz milho na Argentina?
Como fazer a pele absorver pomada?
O que é preciso para abrir um processo?
Qual a diferença entre documentário e ficção?
Quantas páginas no mínimo tem que ter um projeto de TCC?
Quais os fatores que afetam a absorção de N?
Qual foi a teoria de Karl Marx?
Quais os três tipos de incontinência urinária?