A norma jurÃdica válida seria aquela que pertencesse ao sistema jurÃdico, estando nele posta, ou seja, materializada em linguagem competente. ... a concepção do positivismo jurÃdico, que entende por norma jurÃdica válida aquela que existe sob um fundamento jurÃdico.
Uma lei é válida simplesmente porque pertence ao ordenamento jurÃdico (foi publicada e, aparentemente, preenche os requisitos formais e materiais). Uma lei é vigente se puder produzir seus efeitos, limitando comportamentos e fundamentando decisões. Só uma lei válida pode ser vigente; toda lei vigente é válida.
Eficácia se relaciona com a aplicabilidade ou executoriedade de uma norma vigente, sendo que eficácia técnica ou jurÃdica se relaciona com a aplicabilidade da norma, ou seja, é a "aptidão da norma para produzir os efeitos que lhe são próprios."(NOVELINO, Marcelo, Hermenêutica Constitucional.
É de 3 meses, após a data de publicação, da entrada em vigor da norma brasileira nos Estados estrangeiros que admitem a norma jurÃdica brasileira como obrigatória. (§ 1º do Art. 1º da LINDB) O perÃodo de tempo existente entre a publicação oficial da norma jurÃdica e sua entrada em vigor é denominado de vacatio legis.
Para Kelsen, norma válida é o sentido do ato de vontade praticado em relação à conduta de outrem, que segue os conformes previstos em uma norma superior, cujo fundamento último de validade remete à ficção da norma fundamental.
26 curiosidades que você vai gostar
Uma norma é vigente quando é válida do ponto de vista constitucional, e é eficaz quando tem validade do ponto de vista fático.
Em termos jurÃdicos, vigência é o atributo da norma jurÃdica que, em um determinado tempo e espaço, é destinada a produzir efeitos no mundo jurÃdico, de modo cogente. ... Vale dizer que toda lei (sentido lato) é criada, promulgada, publicada, entra em vigência até a sua extinção pela revogação.
A Validade não se confunde com vigência, posto que pode haver uma norma jurÃdica válida sem que esteja vigente, isso ocorre claramente quando se vislumbra a vacatio legis (perÃodo entre a promulgação da Lei e o inÃcio de sua vigência) ou quando o dispositivo legal é válido, mas perde a eficácia.
Possui eficácia técnico-formal a lei feita respeitando os dispositivos referentes ao processo legislativo, bem como com a sua publicação e não contrariedade à Constituição Federal. Porém, o que vai determinar se tem vigência ou não é a norma, a qual vai estabelecer, necessariamente, na mesma norma ou em outra.
Quanto tempo demora para nascer um filhote de lagartixa?
Como não pagar multa de quebra de contrato?
Porque recomendar uma empresa para trabalhar?
Quem tem colesterol alto pode comer banana?
Pode escolher o sobrenome no casamento?
Como conservar goiabada cascão?
Quais são os direitos do casamento civil?
De quem é a competência para o cumprimento de sentença?
Qual é a menor estátua do mundo?
Quais as caracterÃsticas dos sistemas socialista e capitalista?
Qual foi o resultado da revolta federalista?
Qual a média de pinhão por pinha?
Onde encontramos alcenos no dia a dia?
Quais são as receitas públicas no Brasil?