Mentir compulsivamente é uma doença conhecida como mitomania. “A mitomania, também conhecida como mentira patológica e pseudologia fantástica, é a tendência duradoura e incontrolável para a mentira”, explica o psiquiatra e Coordenador da Equipe de Transtornos Psicóticos do AME Psiquiatria, Deyvis Rocha.
O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.
As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.
A mentira, em todas as suas vertentes, prejudica muito a sociedade e as famílias, afeta a produtividade das empresas, alimenta os litígios judiciais e banaliza as relações humanas.
O tratamento da compulsão por mentiras começa com a investigação da identificação das outras doenças associadas. Pode ser indicada a psicoterapia, terapia com finalidade de cuidar de problemas psicológicos como ansiedade e depressão, ou psiquiatria clínica, que inclui o uso de medicamentos.
24 curiosidades que você vai gostar
Admitir uma mentira pode levar a uma sensação de alívio e fortalecer sua relação com a outra pessoa.Step 1. Prepare a pessoa para quem a mentira será revelada. ... Step 2. Escolha um lugar e momento adequado. ... Step 3. Descreva a mentira e ofereça sua honestidade. ... Step 4. Evite ficar na defensiva. ... Step 5. Desculpe-se.
Além disso, a mentira pode ser um sintoma de um quadro de patologia - conta Stella. A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.
Entretanto, quando se torna frequente ao ponto de prejudicar a vida de quem as conta, ela pode ser o principal sintoma de males como os transtornos factício e narcisista, a simulação e a psicose. Doenças que não são diagnosticadas com facilidade e de difícil tratamento.
O importante é entender, que em todos os casos, o maior prejudicado pela mentira é você mesmo! Ela produz o que podemos chamar de "desentendimento" entre a nossa estrutura consciente e inconsciente. É como um casal em conflito, que vai se afastando e gerando repulsa entre si a cada rusga emocional.
Como não deixar o nervosismo atrapalhar?
Como fazer para repetir a fórmula no Excel?
Como tirar o cheiro de ovo da máquina de lavar louça?
Como desativar a hora de dormir no iPhone?
Como tirar cheiro da bolsa de colostomia?
Como higienizar sua Eco Tupper?
Qual a melhor forma de cortar uma melancia?
Como tirar o nome da conta de luz Copel?
Como tirar o YouTube do modo PC Iphone?
Como tirar o mau cheiro da máquina de secar roupa?
Como faço para tirar o nada consta do Imposto de Renda?
Como resolver problema de áudio baixo no Discord?
O que fazer quando aparece sinal fraco na TV?