A queimadura da lagarta de fogo exige auxílio médico imediato. Isso porque o indivíduo lesionado pode sofrer com uma série de sintomas; incluindo hemorragia, sangramento no local, queimação, ardência e até insuficiência renal.
O que fazer em caso de acidenteLavar o local da picada com água fria ou gelada e sabão.Levar o indivíduo imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo oportuno.A identificação da lagarta causadora do acidente pode ajudar no diagnóstico.
Atenção: O soro antilonômico é o único medicamento eficaz para o tratamento acidentes ocorridos pela lagarta Lonomia obliqua.
É no ápice das cerdas que recobrem o dorso das lagartas-de-fogo que se encontra a glândula responsável pela produção de seu veneno, um coquetel de toxinas que em contato com a pele humana pode causar sérios problemas de saúde e, em casos extremos, matar.
Com o veneno liberado por suas cerdas ao ser tocada.
Esses pelinhos funcionam como proteção natural contra ameaças. São resistentes e fortes o suficiente para perfurar a pele humana e injetar veneno (em algumas espécies, a glândula que produz a toxina fica na base da cerda, em outras fica na ponta).
32 curiosidades que você vai gostar
Embora pareçam inofensivas, as lonomias, mais conhecidas como taturanas, provocam graves queimaduras e até mesmo a morte em animais e seres humanos. Conhecidas popularmente como “lagartas de fogo”, “mandruvás” ou “mondrovás”, elas se transformam, na fase adulta, em mariposas.
Sempre que encostar em uma taturana, lave com água e sabão o mais rápido possível e procure atendimento médico. Em Curitiba o Centro de Controle de Envenenamento (CCE) atende pelo telefone 0800-41-0148.
SINAIS E SINTOMASManifestações locais – dor imediata (queimação), irradiada para o membro, com área de eritema e edema na região do contato. ... Manifestações sistêmicas – Instalam-se algumas horas após o acidente, mesmo depois da regressão do quadro local.
As lagartas que são tóxicas e picam são geralmente peludas ou têm espinhos no corpo. Manusear uma dessas lagartas perigosas pode deixar você com uma picada desagradável semelhante a uma picada de abelha.
Quando a pessoa encontra esse tipo de animal, não deve matar. Antigamente, costumavam queimar a árvore onde o inseto era encontrado, mas essa prática não é recomendada, porque se não tiver as lagartas, não vai ter como fazer o soro.
682), Rodolpho Von lhering afirma:"... em geral, a dor cede gradativamente, no espaço de algumas horas (ou após 36 horas, como o verificamos pessoalmente, quando nos sujeitamos a uma experiência compteta)".
Anestésicos e analgésicos podem ajudar a aliviar a dor causada por queimaduras. “O uso de umectantes, como a vaselina, ajuda a manter a lesão hidratada. Analgésicos podem ser indicados para alívio da dor, se não houver contraindicações”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura.
Existem várias espécies de lagarta, sendo a mais perigosa a lagarta Lonomia obliqua, conhecida como taturana. Preferencialmente ela fica em árvores como pessegueiro, ameixeira, figueira, abacateiro e tem hábitos alimentares noturnos, ficando durante o dia nos troncos das árvores, quando ocorrem os acidentes.
Dê água às lagartas diariamente.
Em vez disso, basta borrifar algumas gotas nas folhas todos os dias. Em vez de borrifar a água nas folhas, você também pode molhá-las antes de colocá-las no recipiente. Se a lagarta começar a parecer ressecada ou desidratada, borrife mais água no recipiente.
A lagarta da ordem Lepidoptera (mariposas e borboletas), pertencente à família Sphingidae e à espécie Eumorpha labruscae. É uma das várias lagartas de mariposas que mimetizam cobras para se proteger de predadores. não possuem veneno e não fazem mal à saúde do ser humano. Conheça mais o bicho.
A lagarta venenosa denominada Lonomia obliqua pertence a um gênero de lagarta espinhosa. O contato com suas cerdas pode produzir um acidente hemorrágico sistêmico e, às vezes, fatal.
Diferentemente das lagartas de mariposa, as lagartas de borboleta não apresentam cerdas (pêlos ou espinhos), tendo o dorso nu. Por não apresentarem as estruturas citadas, estes animais não causam nenhum tipo lesão.
De modo geral, compressas de água fria e gelo ajudam a minimizar a dor. Não passe nenhum tipo de produto ou medicamento sobre a queimadura. Isso pode piorar o quadro. Se for possível capturar a taturana, leve-a para ser identificada.
Como identificar a Lonomia obliqua:
Possuem colora- ção marrom-clara esver- deada com listras longitu- dinais castanho-escuras e várias formações brancas em forma de “U” distribu- ídas ao longo do corpo, que é recoberto por espi- nhos em forma de “pinheiros” verde-claros e ex- tremidades escuras.
Comum nos meses mais quentes do ano em alguns estados do Nordeste brasileiro, o potó (Paederus irritans) é um inseto bem pequeno, de cauda vermelha e preta, que assusta a população por causar queimaduras de ate segundo grau na pele.
Os espinhos ramificados das taturanas são imensamente sensíveis. Isso quer dizer que um leve toque pode quebra-los e liberar o veneno com propriedades urticantes. Ao encostar uma parte do corpo em uma ou no aglomerado de lagartas, todos os espinhos se quebram e derramam uma toxina hemorrágica na pele.
Sobre a espécie
Somente na fase de larval a lagarta possui cerdas “espinhudas” que contêm um veneno que, em contato com a pele, causa “queimaduras”, dor local e sangramentos.
Dotadas de apetite voraz, as lagartas comem folhas de vários tipos de planta, embora certas espécies se alimentem de insetos ou de outros pequenos animais. As espécies que comem folhas podem causar grandes danos a árvores, assim como a plantações, plantas ornamentais e arbustos.
Popularmente chamada de taturana, oruga, ruga, lagarta-de-fogo, tapuru ou pararama, as lagartas provocam acidentes cujo envenenamento é decorrente da penetração de cerdas ou espículas na pele e consequente inoculação de toxinas. De estrutura mole, as lagartas têm o corpo segmentado.
Essa é a Lonomia, uma lagarta perigosa encontrada no Brasil. Conhecida popularmente como taturana, ela pode ser facilmente reconhecidas por essas cerdas em forma de pequenos "pinheiros" que recobrem todo seu corpo. A Lonomia é um inseto que tem quatro estágios de desenvolvimento: ovo, lagarta, pupa e mariposa.
Como calcular um salário mínimo e meio?
Como calcular a quantidade de sandálias para casamento?
Como calcular o trabalho de um sistema?
Qual idade para usar Camomilina C?
Como fazer hidratante com mel?
Quem tem problema de próstata perde a vontade de fazer sexo?
Qual a diferença de acondicionamento e armazenamento?
Qual foi a região que recebeu mais escravos?
Qual o significado da palavra Lampeira?
Qual a função da administração de conflitos?
É crime recomendar investimento?
Como fazer um elogio a um colega de trabalho?
O que significa trazer bens a colação?