3) Em ambas as orações, pois é uma conjunção, porque une duas orações: no primeiro caso, por ter o significado de porque, é uma conjunção coordenativa explicativa; no segundo caso, tendo como sinônimas logo, portanto, por conseguinte, é uma conjunção coordenativa conclusiva.
O pois é uma conjunção coordenativa tanto conclusiva quanto explicativa. Dito isso, como diferenciar? Então vamos lá: primeiramente, se o pois vier antes do verbo, ele será explicativo e terá sentido de “porque”.
Elas são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois, assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista disso). Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula. e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração.
1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando."
As principais conjunções conclusivas são: porque, portanto, logo, por isso, pois (após o verbo), então, por conseguinte, consequentemente, de forma que, modo que, de sorte que, de maneira que, daí que, tanto (assim) que, assim, enfim, por fim, conseguintemente, donde, por onde, aí (em seu uso coloquial, por exemplo, "a ...
De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência.
Exprimem uma ideia de conclusão, finalização, sendo que as principais conjunções conclusivas são: então, portanto, logo, pois (quando posposta ao verbo). Exemplo: Não saiu cedo, logo chegou tarde .
Obs.: haverá alternância quando a ocorrência de um fato implicar a não ocorrência de outro. As principais conjunções alternativas são: Saia mais cedo de casa, ou espere o trânsito acalmar. Saia mais cedo de casa = oração coordenada assindética (não é iniciada por conjunção)
As principais conjunções alternativas são: Saia mais cedo de casa, ou espere o trânsito acalmar. Saia mais cedo de casa = oração coordenada assindética (não é iniciada por conjunção) ou espere o trânsito acalmar = oração coordenada sindética alternativa (iniciada por conjunção alternativa)
Essas orações exprimem ideia de adição, soma, sendo que as principais conjunções aditivas são: e, nem, mas também, mas ainda. Exemplo: Marcos trabalha e estuda. Marcos trabalha = oração coordenada assindética (não é iniciada por conjunção) e estuda = oração coordenada sindética aditiva (iniciada por conjunção aditiva).