966 do Novo Código Civil (clique aqui): "Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa."
No contexto da referida lei, as atividades intelectuais são aquelas que possuem natureza científica, literária ou artística. Este tipo de atividade não pode ser sociedade empresária, apenas sociedade simples, prevista nos artigos 997 e seguintes do Código Civil.
Ainda, descreve o profissional intelectual como aquele que exerce atividade científica, literária ou artística, mesmo que auxiliado por outrem. ... A chave é que todo o trabalho exclusivamente orbite o desempenho daquela atividade intelectual específica.
Ser a profissão intelectual “elemento de atividade organizada em empresa”, ou simplesmente, “elemento de empresa”, significa ser parcela dessa atividade e não a atividade em si, isoladamente considerada.
Atividade empresarial é uma atividade econômica/ lucrativa realizada com habitualidade/ profissionalismo e de forma organizada, desde que não seja intelectual, científica ou artística e não seja realizada por cooperativa.
33 curiosidades que você vai gostar
Os requisitos para caracterizar a empresa (atividade como empresarial) são: (a) a atividade econômica de produção de bens e serviços; (b) organização; (c) o profissionalismo no desempenho da atividade produtiva (AQUINO, p. 184-210).
Isso porque empresa é sinônimo de atividade, logo ninguém pode ser dono de atividade, mas sim exercê-la e empresa é, em realidade, uma atividade economicamente organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços (art. 966. O empresário é a pessoa física, individualmente considerada. Exemplos: costureira; eletricista; encanador; comerciante ambulante.
Ocorre, entretanto, que o citado dispositivo contém em sua parte final uma exceção. Trata-se do elemento de empresa. Assim, se o exercício da profissão intelectual constituir elemento de empresa, o sujeito que a exerce será considerado empresário.
Para que serve um compressor industrial?
Para que serve o crucifixo na musculação?
Como se chama a escolha do papa?
Como limpar porcelanato encardido com produto caseiro?
Como saber se um medicamento está em falta?
Quanto tempo posso tomar cetoconazol?
Quem ganha Superman ou Shazam?
Qual a mistura para argamassa?
Quantos quilos tem uma arroba de café?
O que o Hugo fez em Salve-se Quem Puder?
O que é bom pra mofo em madeira?
Como pegar emprestado no Kindle Unlimited?
Qual a diferença da clara e da gema?