Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.
A incompatibilidade sanguínea na gravidez ocorre quando o fator Rh (positivo ou negativo) do grupo sanguíneo da mãe é diferente do bebê. O agente Rh é uma proteína sanguínea que pode ou não estar presente no sangue humano. No primeiro caso, diz-se que a pessoa possui Rh (Rh positivo); no outro, Rh – (Rh negativo).
Portanto, o indivíduo que tem sangue B não pode receber transfusão sanguínea de uma pessoa que tem sangue A e vice-versa. O tipo sanguíneo O só recebe do tipo O, pois possui tanto a aglutinina anti-A quanto a anti-B. Já o tipo sanguíneo AB recebe de todos eles. O mesmo vale para o fator Rh.
É possível o pai e a mãe terem sangue O+ e o filho A+?
Como regra, não. Os grupos sanguíneos ABO e Rh são caracterizados por antígenos localizados na superfície (membrana) dos glóbulos vermelhos (também chamados eritrócitos ou hemáceas).
Não. Quando o casal tem o mesmo tipo sanguíneo não existe nenhum risco para o bebê, em relação a este fator.
21 curiosidades que você vai gostar
Tipos de sangue compatíveis para ter filhos
A questão que pode causar maior preocupação é quando a mãe for Rh- (negativo) e o pai Rh+ (positivo). Nessa situação, o bebê pode herdar o fator Rh do pai, e por isso ao ter contato com o sangue da mãe, desencadear uma reação. O que chamamos de reação de "incompatibilidade".
Não há problema nenhum em ter o mesmo tipo de sangue. Essa ideia que mesmo tipo de sangue dá problemas na gravidez ou no bebê é um mito, um "folclore popular". O problema geralmente aparece quando a mãe tem sangue negativo e o bebê tem sangue positivo.
Quando a mulher tem sangue fator Rh negativo, ou seja, é A negativo, B negativo, AB negativo ou O negativo, os cuidados têm de ser redobrados ao engravidar. A primeira coisa a se descobrir é o fator Rh do sangue do marido. Se ele tiver Rh contrário, ou seja, for Rh positivo, o bebê tem 50 % de chance de ser como o pai.
No primeiro trimestre
O sangramento no primeiro trimestre da gravidez é comum nos primeiros 15 dias após a concepção e, neste caso, o sangramento é rosado, dura cerca de 2 dias e provoca cólicas iguais as da menstruação.
Qual é o adjetivo de comilona?
Qual a importância da documentação?
Como saber se a banana-da-terra está madura?
Quanto tempo começa a sentir o bebe mexer?
Quantas gramas Um bariátrico pode comer por refeição?
Como colocar miniaturas na página inicial do Google Chrome?
Quanto rende 1 milhão na poupança em 2022?
Como funciona o protocolo https e suas aplicações?
Como aliviar dores menstruais muito fortes?
O que é página de produto avulsa Hotmart?
Pode dar ivermectina para filhote de cachorro?
Qual os efeitos colaterais da azitromicina di-hidratada?