“Antes da endoscopia digestiva alta recomenda-se o uso da dimeticona ou simeticona, um silicone antiespumante, pois ele reduz a formação de bolhas e espuma e facilita a avaliação adequada da mucosa durante o exame.
Além da anestesia local é utilizado rotineiramente uma medicação que irá causar uma sedação consciente, possibilitando para o paciente que o exame seja feito de maneira confortável. Habitualmente é utilizado a meperidina, um analgésico opioide, seguida de uma dosagem de midazolam, um benzodiazepínico.
O estômago deve estar vazio para a endoscopia. Por isto, você não deve comer ou beber nada a partir de oito horas antes do horário marcado para o exame. Se você precisar tomar remédios, o faça com pequenos goles de água. Não use antiácidos.
Jejum absoluto (inclusive água) 8 horas antes do exame. Na noite anterior ao exame, ingerir alimentos leves, de preferência sopa batida no liquidificador, até as 21h. Caso já tenha realizado endoscopia, trazer o laudo anterior.
Tomar 30 gotas de Luftal dimeticona uma hora antes do exame (antes de sair de casa) (item essencial para realização do exame de forma efetiva). Trazer exames de endoscopias anteriores. Chegar com 15 minutos de antecedência.
27 curiosidades que você vai gostar
No dia do exame, 30 minutos antes da hora marcada, você deverá beber um frasco de dimeticona gotas (Luftal®, Flagass®). Esta medicação retira a espuma que recobre o estômago, ajudando no seu exame.
“Antes da endoscopia digestiva alta recomenda-se o uso da dimeticona ou simeticona, um silicone antiespumante, pois ele reduz a formação de bolhas e espuma e facilita a avaliação adequada da mucosa durante o exame.
Para realizar o exame, é necessário fazer uma dieta leve no dia anterior e não ingerir alimentos difíceis de digerir, como carne vermelha. O estômago deve estar completamente vazio para que seja possível ter visão completa dos órgãos. Deve ser feito um jejum absoluto de oito horas antes da realização do exame.
O preparo para endoscopia se inicia na véspera do exame, quando o paciente deve fazer uma dieta leve. Devem ser evitados alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, frituras e pratos com molhos gordurosos (como aqueles à base de queijo).
O paciente precisa estar em jejum de 8 a 12 horas (inclusive de água) e consumir no dia anterior somente alimentos leves, de rápida digestão, preferencialmente líquidos ou pastosos, como sopas e caldos. Lembre-se de pedir a alguém maior de 18 anos que o acompanhe, pois não é permitido fazer o exame sozinho.
O preparo para o exame inclui fazer um jejum de pelo menos 8 horas e não utilizar medicamentos antiácidos, como Ranitidina e Omeprazol, pois eles alteram o estômago e interferem no exame.
O aparelho endoscópico é flexível e possui uma microcâmera com uma luz em sua extemidade que possibilita a visão direta. No momento do exame o paciente deve ficar o mais a vontade possível, retirar as peças de roupa que possam incomodar como gravata, paletó e, caso use dentadura e óculos, os mesmos devem ser retirados.
Se não tiver alergia, pode usar até no dia do procedimento, de preferência em gotas e com pouca água, para não atrapalhar o jejum.
Qual a medicação utilizada na sedação
A sedação para endoscopia usa basicamente dois tipos de anestésicos: Opioides, que tiram a dor, como o fentanil. Hipnóticos que causam a inconsciência, como como propofol.
– Líquidos claros sem resíduos, como água sem gás, chás claros (hortelã, cidreira), suco claro coado ou de caixa, água de coco, isotônicos – gatorade® ou outro de limão, maracujá ou abacaxi. Nestes dois dias ingerir 1-2 litros de líquidos claros sem resíduos.
Por conta desses efeitos, o paciente deve ter um acompanhante e, em nenhuma situação, dirigir após a realização do exame ou realizar atividades que demandam concentração. Da mesma forma, deve-se evitar bebidas alcoólicas no dia que realizou o exame devido sua interação ruim com os sedativos utilizados.
Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.
(10 HRS.) JEJUM PARA LÍQUIDOS ( INCLUSIVE ÁGUA) A PARTIR DAS 23 HS. DO DIA ANTERIOR AO EXAME. VOLTAR A TOMAR APÓS O EXAME) **APENAS OS PACIENTES HIPERTENSOS É QUE DEVEM TOMAR O MEDICAMENTO PARA CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL (E DEVEM TOMA-LO ÀS 6:00HS DA MANHÃ COM POUCA ÁGUA).
No dia do exame, o paciente poderá tomar um café da manhã restrito (três torradas ou biscoitos cream cracker, suco, chás ou café, sem derivados de leite), até 8h (oito horas) antes do horário do agendamento, mantendo jejum até o exame.
Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos.
...
Entre os indícios que exigem o retorno urgente ao médico destacam-se:febre;dor torácica;dificuldade para respirar;fezes negras;dor abdominal severa e persistente;vômitos;dificuldade em deglutir.
Jejum de 4 horas para água; Trazer um frasco de Simeticona Gotas (p. ex., Luftal®, Flagass®) para ingerir antes de entrar na sala de exames; Vir com roupas confortáveis e uma muda de roupa para troca caso necessário (podem ocorrer extravasamentos de líquidos ou secreções durante o exame);
O ideal é realizar a endoscopia com a minima interferência possível de medicamentos, porém muitas vezes isso não é possível, e na verdade nem atrapalha ou altera o resultado do exame. No caso de anti-inflamatórios, eles podem estar causando o incômodo ou o sintoma que está sendo investigado pela endoscopia.
O que acontece durante a endoscopia? Inicialmente, você tomará algumas gotas de simeticona para reduzir as bolhas de ar e melhorar a visualização durante o exame. Em seguida, serão administrados uma substância anestésica em “spray” na sua garganta e um sedativo através da veia para ajudá-lo a relaxar.
Es- tes 500mL desta solução devem ser diluídos em mais 500mL de água gelada ou suco coado (la- ranja ou limão) ou gatorade, totalizando 1 Litro de solução. Atenção, caso opte pelo suco, é fun- damental que ele seja coado! Por fim, deve-se acrescentar 80 gotas de Luftal (Dimeticona) nesta solução.
Em alguns pacientes com muitos gases ou constipados o uso de 40 gotas de Luftal 1 hora antes do exame poderá ajudar. A bexiga cheia é fundamental para a correta avaliação de suas paredes e do seu conteúdo.
Quanto tempo é a gestação de uma vaca?
Quanto tempo dura ovo cozido na geladeira?
Em que ano se passa Gavião Arqueiro?
Faz mal usar aquecedor elétrico?
Onde fica o código do banco no cartão?
Como protocolar recurso especial no STJ?
Quais são as principais características das diferentes formas de reprodução dos seres vivos?
Qual a relação entre a agropecuária e a urbanização?
Quais os requisitos do crime de resistência?
Como saber se o texto foi escrito em primeira ou segunda pessoa?
Quem tem esquizofrenia é louco?
Como saber qual o melhor whisky?
Quais são os tipos de obesidade explique cada um deles?
Como é jogado Pega-pega espelho?