Essas atividades ressignificam a cultura corporal e apresenta caráter lúdico e /ou objetivo. Nesse sentido os PCNs (Brasil, 1998), entende-se a Educação Física como campo de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física escolar como disciplina que integra o aluno na cultura corporal de movimento.
A mesma deve ser compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal do movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para.
Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentes manifestações corporais, sendo assim, os esportes, jogos, danças, ginasticas, brincadeiras, lutas e rodas exprimem sentido e significado para quem a produziu.
O corpo seria, então, o primeiro e mais natural objeto do homem. ... De acordo com Lopes (1995), a cultura surge na relação homem/natureza. Ela se apresenta como o conjunto de interpretações, apropriações e transformações que o homem realiza junto à natureza. Somos corpo, cultura e natureza, temos essa dualidade em nós.
No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros.
A cultura corporal por definição é um conjunto de valores que são correspondentes ao corpo, esses valores podem ser vistos de diversas perspectivas como a perspectiva física, ética, social.
O corpo seria, então, o primeiro e mais natural objeto do homem. ... De acordo com Lopes (1995), a cultura surge na relação homem/natureza. Ela se apresenta como o conjunto de interpretações, apropriações e transformações que o homem realiza junto à natureza. Somos corpo, cultura e natureza, temos essa dualidade em nós.
A cultura de movimento, ao envolver a relação entre corpo, natureza e cultura, configura-se como um conhecimento que vai sendo construído e reconstruído ao longo de nossas vidas e da história. ... Um conhecimento que permite a compreensão do mundo por meio do corpo em movimento no ambiente, cultura e história.
Como já mencionamos, os conteúdos ou temas na abordagem cultural na Educação Física escolar são as práticas corporais, ou seja, as brincadeiras, os jogos, os esportes, as ginásticas, as danças, as lutas e as ginásticas. Não só as práticas corporais hegemônicas ou mais populares, mas uma ampla diversidade de práticas corporais, ...
No capitulo 4, já no espaço escolar analisaremos as práticas corporais quanto os conteúdos em movimento e as relações corporais durante as aulas de Educação Física no 1º (primeiro) e 2º (segundo) ciclos do Ensino Fundamental.
Objetivo da Educação Física Cultural. O objetivo da abordagem Cultural na Educação Física escolar é trabalhar diversos temas da cultura corporal, de várias perspectivas, de várias maneiras, ampliando a visão do aluno sobre aquela prática corporal, de forma que ele possa “ler” as manifestações da cultura corporal e reconstruí-las criticamente, ...
INTRODUÇÃO A educação física escolar agrega diversos saberes a serem tratados, como dança, jogos e brincadeiras, esportes, lutas e ginástica (Soares et al., 1992). Todos são de grande importância para área, portanto, carecem de ser estudados.
Como usar o Hyper-v no Windows?
Qual o tempo de duração de um flagrante?
Como utilizar o Hotmart pocket?
Como funciona uma usina maremotriz Brainly?
Quando usar o IT no final da frase?
Como funciona a igreja em células?
O que caracteriza a anemia ferropriva?
Como funciona o sistema de alarme residencial?
Como funciona a ação coletiva?
Como funciona a escala em desenho técnico?
Como as agências de viagem lucram?
Como trabalhar as energias espirituais?