“As aftas menores, de 3 a 10mm, cicatrizam entre 7 e 14 dias. As aftas maiores, entre 10 e 20mm, duram semanas”, afirma André. De acordo com o profissional, o processo evolutivo da afta precisa ser concluído para que ela cicatrize, sendo assim, elas não vão desaparecer de uma hora para outra.
Em geral, sem nenhum tratamento, entre cinco dias e duas semanas, sem deixar cicatriz. Caso a dor permaneça por mais de 15 dias, é recomendável procurar um dentista para uma avaliação detalhada, já que a afta pode ser sintoma de outras doenças.
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.
Beijo pode passar afta de boca para boca – Mito. A afta não é transmissível, mesmo durante um beijo. Fazer sexo oral quando se tem uma afta pode aumentar a possibilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis – Verdade.
Furar a afta com uma agulha ajuda na cicatrização Não, e pode piorar a situação.
Afta pega? Muitas pessoas chegam a confundir a ferida da afta com a da herpes. No entanto, uma não tem nada a ver com a outra. Apesar de não ser transmitida pelo beijo, é recomendado evitar até o desaparecimento da lesão na boca, fato que ocorre entre 7 a 10 dias.
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água.
Confira quais são as principais alternativas de tratamento caseiro para afta:
Outra doença que não deve ser confundida com a afta é a candidíase, popularmente chamada de sapinho. Mas essa tem uma característica bem diferente: provocada por um fungo, apresenta uma camada branca na mucosa bucal, não pequenas úlceras brancas ou amareladas.
Se você tiver propensão ao aparecimento de afta, é importante evitar a acidez, que ataca a mucosa e causa lesões na boca. Depois das refeições e quando comemos frutas cítricas, a saliva, que é quase neutra, fica mais ácida. Por isso a dica é não esquecer de escovar os dentes.
Algumas atitudes podem ajudar no tratamento das aftas, como fazer bochechos com anti séptico bucal - para possíveis infecções -, evitar alimentos mais ácidos por intensificar a dor e diminuírem a queratinização da mucosa oral, e uso de analgésicos para alívio da dor.
As aftas mais comuns podem ser pequenas ou grandes — e há também aquelas formadas pelo agrupamento de diversas e diminutas lesões. As formações maiores tendem a apresentar um tempo de cura maior, ultrapassando seis semanas.
O que é resgate automático no Banco do Brasil?
Como vai ser o processo seletivo do Ifes?
Para que serve o roteador Intelbras?
Quanto tempo pode durar um contrato de trabalho temporário?
Como saber se fui aprovada no Enem 2020?
Como saber se passei para segunda fase Fuvest?
Quanto tempo dura o repelente na pele?
Como deve se visualizar os chakras?
Tem rodízio para caminhão hoje?
Como solicitar devolução de IPTU pago em duplicidade?
Quanto sai o resultado do Enem 2021?
O que acontece se eu tomar um comprimido sublingual?
O que faz o freio ficar baixo?