A parte superior pode ser cozida (cuidado com o tempo), refogada ou levada ao forno. Já a parte de baixo, perto do caule, por ser mas rígido é indicado que seja cortada em pequenos pedaços e usada em sopas, caldos ou batido de alguma maneira. Se você quiser armazená-los, faça isso antes de todo o preparo.
O aspargo tem gosto de vegetal suave e crocante, semelhante ao do talo do brócolis.
100g de aspargos contêm apenas 20 calorias, por isso muitas vezes é utilizado como alimento-chave em dietas de perda de peso ou com restrição de calorias. Além disso, é fonte de vitaminas A, C, do complexo B e minerais como o Cálcio e o Ferro.
O quilo chega a custar entre R$ 25 e R$ 30 reais. Além de ser apreciado pela alta gastronomia, o aspargo também tem benefícios para saúde, segundo a nutricionista Wigna Franco.
Os aspargos são conhecidos pelo seu poder purificante devido às suas propriedades diuréticas e drenantes que ajudam a eliminar o excesso de toxinas do corpo. Além disso, o aspargo tem uma substância conhecida como asparagina ajuda a desintoxicar o corpo.
Podemos utilizar as palavras aspargo ou espargo sempre que quisermos referir uma planta de caule longo e pequenas folhas escamiformes, muito utilizada na culinária. A palavra aspargo é a mais utilizada no português do Brasil enquanto a palavra espargo é a mais utilizada no português de Portugal.
A melhor forma de preparar aspargos é cozinhá-los em água fervente ou ao vapor para obter um aspecto crocante. Ainda há quem o refogue com azeite e alho. Escolha alguns legumes, restos de cascas e sementes de sua preferência. Ferva tudo em 1 litro e meio de água por cerca de 40 minutos em fogo médio.
Os aspargos finos cozinham mais rapidamente e costumam ter um exterior crocante e um interior macio, enquanto os aspargos grossos demoram um pouco mais pra cozinhar e têm uma textura um pouco mais borrachuda. Qualquer um dos dois tipos é excelente, independente de como você o cozinhe, sendo a diferença principal a sua textura.
O potássio do aspargo é um importante regulador da pressão arterial, já que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, que por sua vez colabora com a hipertensão. O potássio também auxilia contrações musculares, por isso é ótimo para quem pratica exercícios intensos.
O aspargo é plantado na areia, então é possível que tenha algum resíduo arenoso nas fendas e frestas dele. Segure o legume debaixo da água por um tempinho. Se a areia estiver nas pontas, encha uma vasilha grande com água fria, depois mergulhe os aspargos nessa água até remover toda a areia. Quebre as pontas.
Quantas teclas têm um piano clássico?
Porque o queijo caseiro fica duro?
Qual é o sinônimo de atarefada?
Quais são as desvantagens do uso de celular?
Qual o menor planeta do universo?
O que fazer para deixar o vidro limpo?
Qual app substituiu o Smart View?
Qual a importância de um desenvolvimento sustentável?
O que é considerado crime em Dubai?
Como tirar flacidez da barriga com gelo?
O que significa pedir um aparte?
Qual Java usar para Conectividade Social?
O que é um estudo de intervenção?
O que é acondicionamento e recondicionamento?