Guia- Orixá Iansã/Ewa (porcelana e cristais cor laranja)
Linha de Xangô = Contas Marrons (Candomblé e Umbanda) Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)
Obaluaê: branco com preto.Xangô: Marrom.Iansã: Vermelho.Oxum: amarelo.Iemanjá: azul-claro.Nanã: lilás ou Roxo.
Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.
Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.
20 curiosidades que você vai gostar
Ogum – Esse Orixá poderosa é homenageado as terças-feira na Umbanda. Seu dia é 23 de abril. Oxóssi – O sultão das matas, senhor Oxóssi, nessa lista de dia dos Orixás na Umbanda, tem como seu dia da semana a quinta-feira e no ano é 20 de janeiro. Omolú – Conhecido também como Obaluaiê, tem a segunda feira como seu dia.
Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho. Para ter sua proteção, use às terças-feiras roupas ou peças azul-marinho ou verde e ofereça-lhe um inhame kará assado regado com mel de abelha. Seus números para sorte: 2, 3, 7 e 21.
YEYÉ ONIRA – Oxum guerreira . YOPONDÁ - é também uma Oxum guerreira, casada com odé i Iboalama, mãe de Logun Edé . Yeye Pondá é a verdadeira Oxum ijexá. Vive no mato com o marido, leva uma espada e veste-se de amarelo ouro.
Divindade calma veste-se sempre de cores claras, de preferência amarelas que é a sua cor consagrada; porém, dependendo da qualidade, òsun guerreira pode vestir-se de cor de rosa, òsun velha de branco e azul claro; òsun Ijimu, por exemplo, usa uma saia azul claro, òja e adé cor de rosa.
Os filhos de Oxum costumam ser mais gordinhos, pois têm tendência a ganhar peso. Costumam lidar bem com a sua aparência, até porque são muito vaidosos, mas precisam se cuidar mais, já que são preguiçosos para fazer dieta e exercício físico. Adoram os prazeres da vida e da comida.
No candomblé, cada um dos orixás (divindades da religião iorubá) simboliza um elemento da natureza e possui uma cor de preferência. O amarelo seria a cor de Oxum, orixá feminino que representa a riqueza, a beleza e a fertilidade, explica o sociólogo Reginaldo Prandi.
Gabriel indica as cores vermelha (fogo), amarela (ouro), azul (tranquilidade) e verde (fartura). “Todas ligadas aos orixás de 2022". Segundo a stylist Manu Carvalho, a cor da calcinha não muda o ano.
“Tem gente que usa vermelho com branco, siginifica que é de Xangô, azul com branco é Iemanjá”, exemplifica Leticia. Thauane completa dizendo que todos utilizam a cor branca, por esta representar Oxalá, o pai de todos.
Na espiritualidade, o laranja significa generosidade, entusiasmo e o aconchegante. Para quem opta por essas cores, os adjetivos aos quais são ligados a cor tendem a ser bem fortes.
A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo. (No candomblé e em alguns tipos de umbanda “traçada” (que misturam candomblé com umbanda) usam-se as cores vermelha, marron e rosa).
Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira.
Tipo de Oxum e suas 16 qualidadesOxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo;Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã;Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo;Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum. ... Oxum Ajagura / Ajijara: outra Oxum guerreira com espada;Oxum Oke: jovem guerreira, ligada a Oxóssi;
As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura. As azuis são calmantes.
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.
Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá. Oxum, Iansã e Obá eram esposas de Xangô. Ipondá é a mãe de Logunedé, orixá menino que compartilha dos seus axés. Ambos dançam ao som do ritmo ijexá, toque que recebe o nome de sua região de origem.
Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.
Cores: Amarelo e azul-claros que simbolizam a juventude e alegria, e atraem saúde e prosperidade. Características do Orixá: Oxum Opará é vaidosa, sensível e irrequieta.
Qual Orixa do número 7? Obaluaiyê Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia.
NÚMERO 5 – OXÉ
Regido por Oxum e Logun Edê, OXÉ Odu a torna sensível e atenta.
Características de Irosun: o Odu número 4.
Quais são as características da profissão veterinária?
O que detecta o detector de metais?
Como aliviar o refluxo na hora de dormir?
Como usar o PlayStation Move PS3?
Qual o numero que é multiplo de todos os numeros?
Como conectar controle novo no ps4?
Quanto tempo leva para o leite de magnésia fazer efeito?
Como colocar Emoji no website do Twitter?
Quanto custa fazer a transferência de um veículo?
Como fazer transferência internacional por paypal?
O que é um artigo definido e indefinido?