O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Como famílias podem aproximar as crianças da natureza?
Ao explorar os elementos que compõe a natureza, como terra, areia, árvores, pedras, graveto as crianças percebem suas características, fazem comparações, descobrem e identificam as sensações, aprendem sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar o meio ambiente.
Aqui estão sete ideias legais de atividades ao ar livre e contato com a natureza para explorar com o seu filho através de brincadeiras, arte e investigação:
Com bebês de 0 a 6 meses, uma boa ideia é brincar de sentir texturas. Colocar as mãos nas árvores ou sentar nas folhas (depois de garantir que não há formigas) por exemplo. Outra dica para esta fase é sentir o vento, ouvir os sons e falar sobre isso.
Além disso, brincar na terra fez bem porque estimula o desenvolvimento da criança, permite que a imaginação dos pequenos voe e fortalece o sistema imunológico, fazendo com que as crianças se tornem mais capazes de combater pequenas infecções. Crianças precisam viver a infância da melhor maneira possível.
Aproveitando a curiosidade das crianças desde a tenra idade por tudo que os cercam e o interesse pela natureza típico nessa faixa etária. Vamos trabalhar o projeto “Brincando com a Natureza a gente aprende”, desenvolvendo o senso crítico investigativo, criativo e autônomo, bem como, a importância de conviver harmoniosamente com a natureza.
Por isso, listamos algumas dicas de atividades práticas e divertidas para trabalhar o meio ambiente na educação infantil. Confira: Plante uma horta. Fazer uma pequena horta de temperos e pequenos frutos como morango e tomate cereja é uma atividade simples, mas cheia de significado!
Natureza: sol, ar puro, plantas e animais… Este contato é importante para a formação dos pequenos tanto do ponto de vista biológico-físico como para a saúde mental. (…) não temos a pretensão de fixar prematuramente as formas de uma vida escolar em que a grande lei pedagógica é o dinamismo.
Proporcionar às crianças atividades que desenvolvam a aprendizagem, exploração, experimentação, criação e investigação, no que tange os elementos da natureza, de modo autônomo, em que possam compartilhar, interagir, conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas.
Qual a melhor forma de guardar diploma?
Como utilizar a plataforma Moodle?
Como saber se fui sorteado no Nota Paraná?
Para que serve condicionador de metais militec?
Quanto posso vender pão caseiro?
O que fazer com as garrafas de cerveja vazias?
Como usar o corretor do Google?
Como se usa o Chromecast na TV?
Como salvar fotos e vídeos no E-mail?
Como se usa um copo menstrual?
Como transformar pontos no cartão de crédito em dinheiro?
Como guardar as batatas da amarílis?