A corporeidade se assemelha ao conhecimento corpo-mente da criança na condição de unidade, em que se tem o objetivo de assegurar o desenvolvimento funcional da mesma com o auxílio na expansão e no equilíbrio da sua afetividade vinculada com o meio ambiente.
"A corporeidade pode ser conceituada como relação interpessoal entre um corpo para com outro corpo e de um mesmo corpo com o meio em que vive. Corporeidade, dentre vários aspectos, se insere no contexto do corpo em movimento, retomado pela idéia de que através do movimento pode-se situar no mundo.
A corporeidade é uma denominação que pode num primeiro momento ser interpretada de maneira errônea ou estereotipada. ... O ser humano se faz presente no mundo pelo seu corpo, este último representando uma dimensão construtiva e expressiva do ser do homem, sendo denominado de corpo próprio, corpo vivente.
Corporeidade, enquanto preocupação do processo educativo, destina-se a compreender o fenômeno humano, pois suas atenções estão voltadas ao ser humano, ao sentido de sua existência, à sua história e à sua cultura. Para essa aprendizagem, não é possível reduzir a estrutura do fenômeno humano a nenhum de seus elementos.
A corporeidade vem se constituindo num dos mais interessantes temas de reflexão na área da educação, em especial da Educação Física. (VOGEL, et al. 2009) e esta pratica são os estímulos para trabalhar as relações interpessoais e proporcionar aos alunos um aprendizado que conseqüentemente levar a melhoria do desempenho.
43 curiosidades que você vai gostar
Compreender o corpo então, somente é possível a partir das experiências e vivências estabelecidas nas relações consigo, com os outros e com o mundo. E a esta capacidade de cada pessoa sentir e apossar-se do seu próprio corpo como meio de manifestação e interação com o mundo chamamos de corporeidade.
A Educação Física passa a ensinar e a ajudar a viver e sentir a corporeidade. Este objeto passaria a ser fundamental na Educação Física, na medida em que ele é o suporte básico do próprio modo de ser do homem. Para ser mais claro, pode-se dizer que todo indivíduo se percebe e se sente como corporeidade.
Há um consenso quanto a compreensão da corporeidade que personifica a criança como um ser integral, capaz de aprender com o seu corpo como um todo, sendo respeitada e valorizada a expressão livre de seus movimentos.
Acostumar a criança a passear no colo (apesar do trabalho que isto possa representar) é fundamental para o desenvolvimento do processo corporal. Não só passear no colo, mas passear em diversas posições, principalmente com as costas voltadas para quem a carregue, de modo que possa ver as coisas ao redor.
O que significa luz dourada na espiritualidade?
Como saber se sua cicatrização é boa?
Qual a relação entre a abolição da escravidão em 1888 e a Proclamação da República?
Em quais hipóteses o juiz pode alterar a sentença por ele proferida?
Qual o valor da experimentação para a ciência?
O que servir para os adultos em uma festa infantil?
Qual tipo de médico que não faz cirurgia?
Qual o caminhão truck mais vendido em 2020?
Quantos anos em média vive um fumante?
Quantos centímetros tem o Moto E6 Plus?
Quais são os três tipos da divisão celular?
Quanto tempo pulando corda para perder 500 calorias?
O que causa a corrosão dos metais?
Quando a polícia pode usar força letal?
Tem idade para tomar testosterona?
Qual apelido para o nome Levi?
Como é formado o Reino Plantae?