Qual o microrganismo envolvido? A Gripe é causada pelos vírus Influenza que compreendem 3 tipos de vírus A, B e C. Os mais importantes são os vírus Influenza A e B. Nos vírus Influenza A se destacam os subtipos A/H1N1 e A/H3N2.
O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
Atualmente, existem quatro tipos diferentes do vírus da gripe: A (H1N1/H2N2/H3N2), B (Victoria/Phuket), C e D. Alguns são mais leves do que outros, e outros ainda podem ser subdivididos em outros grupos.
Sintomas – A gripe comum é caracterizada pelos sintomas de calafrios esporádicos, febre de até 39°C, dor de cabeça, tosse e dores musculares. Duração – Tem duração de uma a duas semanas.
Infecção e sintomas
Como o vírus da gripe funciona ao impedir o funcionamento das células e direcionar as áreas do sistema respiratório para sua própria reprodução, o organismo sofre com deficiências de ligações químicas e com o seu mecanismo de combate ao vírus, resultando nos conhecidos sintomas da gripe.
24 curiosidades que você vai gostar
Em seu estágio inicial, o vírus da gripe se espalha pelas células dos tecidos ao redor dos olhos, narinas e boca, impedindo seu funcionamento natural e causando a proliferação em larga escala.
O período de incubação do vírus Influenza é de um a quatro dias. Isso significa que o vírus, ao entrar no corpo humano, pode levar de um a quatro dias para causar os primeiros sintomas da gripe. Já a eliminação do vírus do organismo acontece de cinco a sete dias após a infecção3.
A gripe é uma infeção vírica ou viral (causada por vírus Influenza) que atinge o sistema respiratório - nariz, garganta e pulmões, provocando sintomas como dor de cabeça, dores musculares, fadiga e fraqueza, febre, tosse seca, entre outros.
Quais são os tipos de gripe
Existem quatro tipos de influenza, todos provocam quadros parecidos, que podem se agravar e ter complicações sistêmicas: A, B, C e D, sendo que os dois últimos são menos comuns. Além disso, esses quatro são divididos em vários subtipos.
O que é preciso para ser músico?
O que são linfonodos palpáveis?
Quais as principais funções do controle de produção nas organizações?
É possível emagrecer com drenagem linfática?
São exemplos de gêneros textuais expositivos?
Qual shampoo não devo usar depois da progressiva?
O que acontece com o filho de Tommy Shelby?
Quais países Dá pra ir de trem na Europa?
Pode treinar com a pressão alta?
Quantas vezes posso antecipar o saque aniversário?
O que é um funcionário prestador de serviço?
O que pode ser considerado desacato à autoridade?
Quais as consequências para a empresa que não utilizar ou disponibilizar o EPC?
Como saber se o queijo branco é bom?
Quais são os benefícios do dipirona?