No caso de uma Sociedade Limitada (LTDA), empresa com dois ou mais sócios, também não existe um valor mínimo de capital social – ele é definido a partir da quantia investida por cada sócio, seja em dinheiro ou outros bens.
Se a integralização do capital social for feita em dinheiro, o documento de comprovação pode ser um recibo ou mesmo comprovante de transferência bancária. Tratando-se de bens, faz-se necessária a tradição da coisa do sócio para a sociedade.
Ao aumentar o capital social, há uma nova fonte de financiamento. Para uma startup, é a oportunidade de conseguir dinheiro e apresentar garantias aos investidores. Nesse cenário, o próprio capital social funciona como garantia e ultrapassa as expectativas.
Não há uma valor mínimo ou máximo para declarar no capital social. Você pode até declarar R$ 10 mil, sem medo de que isso seja detectado como algo errado ao confundir com o faturamento mensal de R$ 6 mil.
Para descobrir o percentual desse capital você deve fazer a seguinte conta: Divida o valor do patrimônio líquido pelo passivo total (dívidas e gastos da empresa). O resultado disso te dará acesso ao valor do capital de terceiros da sua empresa.
No entanto, não é preciso comprovar o valor no momento da abertura da empresa, mas ele precisa estar disponível. O não cumprimento dessa exigência pode levar a inconsistências no Imposto de Renda de Pessoa Física do proprietário, visto ter declarado possuir um negócio com esse valor.
O conceito de capital social pode ser explicado de 3 (três) perspectivas distintas: 1. Financeira
Um dos requisitos inerentes à criação de uma empresa é a definição do seu capital social. O capital social refere-se aos montantes de entrada, fornecidos pelos sócios ou acionistas da empresa, para o início da atividade da sociedade – dado que na fase inicial a empresa ainda não dispõe de receitas suficientes para se sustentar.
Esse registro do Capital Social no Contrato Social é chamado de subscrição. Caso, futuramente, os sócios desejem aumentar este capital, o Contrato Social deve ser alterado e registrado em uma junta comercial. Veja como funciona o Capital Social para MEI, EI e EIRELI:
Capital Social é o valor que os sócios ou acionistas estabelecem para sua empresa no momento da abertura. Como definir o valor do capital social?
Qual a causa dos dentes ficarem moles?
Quem canta toma um banho de lua?
Como saber se um homem me deseja?
Como se pronuncia a letra h em inglês?
Como saber quais músicas podem ser usadas no YouTube?
O que são as bandeiras tarifárias?
É possível furar o tímpano com cotonete?
Como saber se o sushi está estragado?
Como vício pode influenciar nossos projetos de vida?
Como é feito o revestimento da raquete?
Como fazer um projeto de lei para vereador?
Como se escreve os números de 1 a 200?