R$ 275
Atualmente, para ter direito ao BPC, a renda familiar per capita de quem solicita o benefício deve ser inferior a um quarto do salário mínimo ou R$ 275. Com a nova lei, o rendimento pode ser igual a um quarto do salário mínimo.
O BPC (viabilizado pela LOAS) é o amparo fornecido pela Previdência Social a pessoas que, muito embora nunca tenham contribuído ao INSS, encontram-se em intensa situação de vulnerabilidade. Portanto, mesmo que você nunca tenha se filiado ao INSS, tem direito a requerer o benefício.
Ou seja, a partir de 24 de março de 2020 (data da publicação da lei), passou então a valer essa nova regra do BPC, aumentando o requisito de renda per capita familiar (por pessoa da família) para meio salário-mínimo (mas a alegria durou pouco, como veremos nos itens a seguir).
Na verdade, tem o nome de Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Lei Orgânica da Assistência Social, popularmente conhecida como LOAS ou até mesmo BPC. A lei nasceu por conta de um cenário onde nem todos têm acesso a uma vida social digna.
Por exemplo, um idoso que não preenche os requisitos de miserabilidade, não poderá receber o BPC, mesmo que tenha mais de 65 anos de idade.
Como implementar um programa de inclusão de pessoas com deficiência dentro das empresas?
Como implantar o ensino híbrido?
Como um piloto de avião sabe a direção certa?
Como um motor gera energia elétrica?
Qual a relação do engajamento com a liderança?
Qual o melhor impermeabilizante para mármore?
Como trocar tinta da máquina de escrever?
Quando um país pode emitir moeda?
Porque escolheu enfermagem entrevista?
Como trocar folhas de um caderno?
Como um pisciano conquista um capricorniano?
Como num piscar de olhos Bíblia?
Porque Peixes combina com Escorpião?
O que fazer quando se torce um dedo?
Que cuidados os condutores passageiros e pedestres devem ter no trânsito?