Um tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus) foi o animal vertebrado mais velho do mundo. Ele alcançou, quando vivo, quase 400 anos de idade, de acordo com a revista Science.
Tubarão-da-Groelândia com cerca de 400 anos é o vertebrado mais velho do mundo.
Animal terrestre mais velho (vivo)
Jonathan, uma tartaruga gigante das Seychelles, é o animal terrestre mais antigo vivo no mundo. Acredita-se que ele tenha nascido em 1832, o que o tornaria 189 anos em 2021.
Raríssimo e com características típicas de animais ancestrais, o tubarão-cobra é catalogado pelos cientistas como um verdadeiro fóssil vivo. É que sua linhagem evolutiva remonta ao Carbonífero, período que ocorreu há 359 milhões de anos.
Um tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus) foi o animal vertebrado mais velho do mundo. Ele alcançou, quando vivo, quase 400 anos de idade, de acordo com a revista Science.
27 curiosidades que você vai gostar
Quahog do oceano (507 anos)
O molusco da espécie Arctica islandica é originário do Atlântico Norte e é muito comercializado no ramo alimentício. Um indivíduo foi coletado em 2006 com 507 anos, mas não se sabe o quanto mais poderia ter vivido se não tivesse sido encontrado.
Tubarão-zebra: O tubarão-zebra pode não ser o mais rápido ou o mais esperto, mas pode ser um dos mais bonitos. Tubarões-zebra nascem com listras marrons e brancas que lembram o mamífero que originou seu nome.
O tubarão-branco, também chamado de grande branco, tem a fama de ser o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, característico por atacar quem encontra pela frente e acompanhar navios oceanos afora, o que o tornaria um flagelo nos naufrágios.
Sim, o animal mais raro do mundo é um réptil, a tartaruga Rafetus swinhoei. Presente na China e no Vietnã, essa tartaruga pode medir até um metro de comprimento. Esse réptil raro chama a atenção porque, ao contrário de outras tartarugas conhecidas, ele não possui uma carapaça rígida.
b) Os protozoários foram os primeiros seres vivos que surgiram.
Mas o prêmio de animal com maior expectativa de vida no mundo fica com um tipo de molusco bivalve cujo nome cientifico é Arctica islandica. Graças a seu metabolismo (bem) lento, o animal vive aproximadamente 400 anos.
Confira alguns dos registros abaixo.1 – Llareta – Deserto do Atacama – Chile. ... 2 – Welwitschia mirabilis - Namíbia. ... 3 – Yucca de Mojave – Califórnia. ... 4 – Pinheiro Bristlecone. ... 5 – Grama Posidonia oceanica. ... 6 – Banco de musgo da Antártica. ... 7 – Estromatólitos da Austrália.
Apropriadamente chamado de Methuselah (Matusalém, em inglês), o animal chegou à instituição em 1938 vindo de Queensland, na Austrália. Segundo estimativas, na época ela já era uma adulta com sete anos. Sim, “ela”, pois se acredita que Methuselah seja uma fêmea.
Tubarões brancos, tubarões-touro, e tubarões tigre são as espécies com mais ataques a seres humanos reportados.
Luis Ernersto explica que um estudo de 2015, baseado no tamanho de 545 dentes, estima que o animal tinha um tamanho médio de 10 metros, podendo chegar a 17 metros de comprimento. "Com essas medidas, o megalodon pode ser considerado o maior tubarão que já existiu".
O cação-lixa (Ginglymostoma cirratum), também encontrado no litoral nordeste, o pequenino cação-frango (Rhizoprionodon lalandii) e o tubarão-martelo (Sphyrna sp.), presentes na costa sul e sudeste, são reconhecidamente inofensivos, assim como muitas outras espécies.
Após novas analises, os pesquisadores agora estão propondo que essa enorme criatura marinha possa ter sido morta por ninguém menos que o grande tubarão branco moderno (Carcharodon carcharias).
Tubarão raposa (Alopias vulpinus)
É uma espécie comum nas águas tropicais do litoral brasileiro. Chega a medir 5,50 metros. Possui uma cauda curiosa, que mede o mesmo tamanho do seu corpo.
O megalodonte habitava uma ampla gama de ambientes marinhos (isto é, águas costeiras rasas, áreas de ressurgência costeira, lagunas costeiras pantanosas, litorais arenosos e ambientes de águas profundas costeiras) e exibia um estilo de vida transitório.
As espécies maiores, como as tartarugas marinhas, vivem entre 80 a 100 anos. A tartaruga-gigante, maior tartaruga terrestre, pode viver mais de 200 anos.
As baleias da Groenlândia são conhecidas por sua longevidade, uma vez que podem viver por mais de 200 anos! Há registros de uma fêmea capturada na costa do Alasca que tinha uma idade estimada em 115 e 130 anos, mas outras baleias já apontaram 135 e até 172 anos.
Geralmente, as águas-vivas não vivem mais de 6 meses. Mas uma delas, a Turritopsis dohrnii, conseguiu driblar esse destino — e, de quebra, revolucionar os conceitos de vida e morte. Ela tem a capacidade de rejuvenescer indefinidamente as próprias células, ou seja, é essencialmente imortal.
Tubarões-da-Groenlândia são as criaturas vertebradas mais longevas do planeta, afirmam cientistas.
É a espécie de vertebrado com a maior expectativa de vida conhecida com uma média estimada de 400 anos (as lentes oculares sugerem que uma fêmea morreu com cerca de 392 anos) e está entre as maiores espécies existentes de tubarão.
Quais são os tipos de radiação Não-ionizante?
O que significa um beijo na testa na Coreia do Sul?
Como proteger meu campo energético?
É correto afirmar que o termo Pré-história é rejeitado porque *?
Quais são os tipos de regime de capitalização?
O que são néfrons é de que são constituídos?
Como a corrente russa atua na celulite?
Qual é a maior palavra do Brasil?
Quanto fica um casamento no civil?
Quem derrotou o Batman que ri?
Qual país tem a maior reserva de ouro do mundo?
Quais os benefícios do Nescau em pó?