A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – sigla do inglês Asia-Pacific Economic Cooperation – (Apec) é um bloco econômico formado por países asiáticos, americanos e da Oceania.
Fundada em 1989, pelo Tratado de Canberra a APEC foi oficializada em 1993 e pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre todos os países do grupo até 2020. Trata-se de uma associação econômica aberta, o que descarta a idéia de uma união ou de uma comunidade.
Apec é a sigla de: Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, cujo o objetivo é o livre comércio entre os países membros. A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) foi fundada em 1989 na Austrália, cujo principal objetivo é a criação de uma área de livre comércio entre os países membros e Hong Kong.
São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. O primeiro bloco surge na Europa em 1957, com a criação da Comunidade Econômica Européia (CEE), atual União Européia (UE).
O NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement – em inglês) é um acordo econômico e comercial – também chamado bloco econômico – formado por Estados Unidos, Canadá e México.
45 curiosidades que você vai gostar
O Nafta é um bloco econômico que funciona apenas como acordo comercial entre Estados Unidos, México e Canadá. ... Assim, os seus produtos tecnológicos encontram mais facilidade para migrarem, principalmente, em direção ao México e ao seu amplo mercado consumidor.
Inglês: País: Nota explicativa: É um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos da América, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países.
A União Europeia é o principal bloco econômico da atualidade. Possui, atualmente, 28 países-membros, apresentando, além de uma dinâmica econômica e comercial acentuada, um elevado nível de organização, que inclui, até mesmo, a livre circulação de pessoas entre as nações que fazem parte do bloco.
Esse era o objetivo da criação do Benelux (palavra que corresponde às três sílabas iniciais de cada país-membro), formado por Bélgica, Holanda (Netherlands, em inglês) e Luxemburgo. Depois, outros blocos surgiram ao longo do século XX, como a União Europeia, o Mercosul, o Nafta, entre outros.
NAFTA. O NAFTA, sigla para North American Free Trade Agreement, é um dos acordos de livre comércio mais importantes do planeta. ... Mercosul. ... União Europeia. ... APEC. ... CEI. ... Zona de livre comércio. ... União aduaneira. ... Mercado comum.
criação de uma zona livre de comércio; eliminação de barreiras alfandegárias; intensificação das relações econômicas, comerciais e políticas entre os 3 países; redução da taxação de impostos para produtos importados/exportados entre os integrantes do bloco.
Alca é a sigla de Área de livre Comércio das Américas, um bloco econômico criado no final da década de 1990. O continente americano possui extensão territorial de aproximadamente 42 milhões de quilômetros quadrados, divididos em 35 países autônomos, que juntos abrigam uma população de 925,2 milhões de habitantes.
A principal característica do Mercosul é a adoção da Tarifa Externa Comum, o que faz com que esse bloco seja chamado de União Aduaneira. Essa tarifa só é totalmente adotada pelos membros permanentes do bloco e é um dos fatores que tornam o Mercosul um bloco importante para a região da América do Sul.
A China, EUA, Japão, Rússia, Austrália, Canadá e Singapura são alguns dos seus integrantes. Das Américas, temos o Chile, o México e o Peru. O Brasil, por razões geográficas, não é membro.
Sediada em Singapura, a APEC é reconhecida atualmente como um dos blocos multilaterais de mais alto nível e exerce influência global significativa. Embora tenha nascido em 1989, na Austrália pelo Tratado de Canberra, a APEC instituiu-se oficialmente como um bloco econômico a partir de 1993 com a Conferência de Seattle.
Como aspectos negativos, pode-se salientar que um dos maiores problemas da APEC, senão o maior é a grande dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá.
Exemplos: Mercado Comum do Sul (Mercosul). Zona de livre comércio: consiste na facilitação comercial com a eliminação de tarifas e barreiras alfandegárias, a fim de garantir o desenvolvimento econômico e comercial. Exemplo: Nafta (Tratado de Livre Comércio das Américas) e CAN (Comunidade Andina).
Questão. 1) Existem vários blocos econômicos, alguns deles reúnem somente países de um mesmo continente e outros, numa tentativa de maximizar as relações comercias globais, são integrados por nações de várias partes do planeta. São exemplos de blocos econômicos, exceto: a) União Europeia.
Blocos Econômicos, os blocos econômicos, tipos de blocos econômicos, os principais blocos econômicos, Informações sobre acordos econômicos mundiais como: Mercosul, afta, Pacto Andino, Nafta, Caricom, União Européia, Tigres Asiáticos, Apec.
Questão 4. Ao contrário da União Europeia, o Mercosul não pode ser considerado um verdadeiro mercado comum, pois: ... Ao contrário do que ocorre na União Europeia e o que caracteriza um Mercado Comum, no Mercosul não existe a livre circulação de serviços, capitais e pessoas.
A União Europeia (UE) é o bloco econômico e político europeu formado por 28 países, dos quais 19 utilizam o Euro como moeda e formam, assim, a Zona do Euro. Os demais países possuem moeda própria, mas têm vantagens em relações comerciais. A União Europeia também prevê a livre circulação de pessoas dentro do bloco.
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão. Os idiomas oficiais do Mercosul são o espanhol e o português.
História. O Nafta começa com o "Acordo de Liberação Econômica" firmado entre os Estados Unidos e o Canadá no ano de 1988. Por conseguinte, em 1992 o México torna-se um membro do bloco e, a partir disso, o Nafta objetiva principalmente a livre circulação comercial entre os países no prazo de 15 anos.
Os instrumentos adotados pelo MERCOSUL e o NAFTA diferem, visto que o MERCOSUL é mais ambicioso, envolvendo a criação de um mercado comum, enquanto que o NAFTA apenas visa estabelecer uma zona livre de comércio. Apesar das diferentes estruturas, as duas iniciativas são interessantes do ponto de vista econômico.
Para que o México sobressaia no bloco é necessário superar uma série de problemas de caráter socioeconômico, uma vez que seus parceiros possuem economias consolidadas e suas empresas conseguem colocar produtos com preços e qualidade que sufocam qualquer empresa mexicana.
Qual o caminho para inserir a segmentação de dados em uma tabela dinâmica do Excel?
Qual o salário de uma operadora de caixa do Guanabara?
Como tirar o celular do modo vibração?
Como posar para um ensaio fotográfico?
Como faz para trabalhar na Medley?
Como faço para trabalhar na Nova Dutra?
Qual objetivo de trabalhar a linha do tempo?
Qual é a moral da fábula A cigarra ea formiga?
Quais verbos usamos para expressar sentimentos e emoções?
Como trabalhar a imagem corporal na educação infantil?
O que significa levar vantagem em tudo?
Quem pode trabalhar na Inglaterra?
Como trabalhar a letra inicial das palavras?
Quantos carrinhos são a coleção da Hot Wheels?
Como é cobrado o pedágio de caminhão?
Como funciona a cadeia de suprimentos?