O tecido utilizado para a fabricação da tela é o “Jute”, a Lona crua e/ou a lona de seda nº 10 ou nº12 (mais ou menos o peso do tecido de ganga), cuja utilização é específica para artistas. Para fabricar uma tela, devemos estica-la, e para isso precisamos de uma moldura em madeira.
Adicione um pouco de cola PVA (polivinílica, também chamada de cola branca escolar) num recipiente descartável e adicione um pouco de água. A água fará com que a cola torne-se menos espessa, fazendo com que sua aplicação seja mais fácil e com que penetre com mais facilidade nos poros do tecido.
Água – 02 partes; Esse primer é o mais utilizado. Na primeira camada que você passar na tela, coloque um pouquinho mais de água (meia parte). A segunda e a terceira devem conter menos água.
Os tecidos de algodão são os mais usados e recomendados para esse tipo de pintura, isso porque eles favorecem a aderência da tinta. Se o tecido for uma mistura com maior parte de algodão e fibra sintética, também pode ser usado. Já os totalmente sintéticos não são bons para a pintura em tecido.
De modo suave, martele a cunha um pouco mais com a marreta de madeira ou o martelinho. Isso irá esticar a lona ou tecido. Se mesmo assim ficar frouxo, repita o quanto for necessário para esticá-lo.
Normalmente tecido de algodão ou com mistura de poliéster e algodão. Deve ser molhado antes de pintar para retirar resíduos e possíveis gomas; após secar, passar a ferro. Tecidos como seda e lycra também podem ser pintados, mas com outra técnica.
Alguns artistas, principalmente aqueles que trabalham hiperealismo ou técnicas de pintura flamenga, utilizam mais de uma camada de gesso mediante um processo de aplicação e lixa que proporciona a tela ou a qualquer outra superfície para pintar, um acabamento sedoso. Como preparar a tela para pintar.
As telas devem ser preparadas com um substrato que protege as fibras do tecido, propicia uniformidade e aderência no filme de pintura, reflete a luz branca e, no caso de pintura a óleo, evita que os ácidos fiquem em contacto com o tecido. Sua plasticidade acompanha os movimentos dimensionais. Aumenta de modo efetivo a longevidade da obra.
HÁ OUTROS TIPOS DE PREPARAÇÃO DE TELAS? Existem preparações dirigidas à pintura a óleo, compostas de materiais considerados inerentes à técnica, de fórmulas mais antigas mas sem as vantagens do GESSO ACRÍLICO.
As telas que compramos feitas, montadas em bastidor de madeira, nas lojas de artes plásticas, já estão preparadas com um acabamento que permite pintar directamente sobre elas. Este acabamento permite realizar um trabalho de boa qualidade, principalmente se são telas de “qualidade artista” ou profissional.
O que é ciclo de vida do objeto?
Quem tem H Pylori pode comer pizza?
Como se chega ao número de ouro?
Qual a sílaba tônica de ótimo?
Qual a velocidade em que a Terra gira?
É permitido levar comida na bagagem de mão?
Qual é a contribuição mais importante da psicologia do desenvolvimento?
O que são contas redutoras na contabilidade?
Como Hegel compreendia a estética?
Qual é o salário de um médico intensivista?
O que é bem inferior na economia?
Quando se perde CPF ao fazer outro o número é o mesmo?
Como salvar automaticamente as fotos do iPhone no Google Drive?
Como identificar um princípio de infarto?
Qual é o tipo de clima de Portugal?
Para que serve o mercúrio vermelho?
Como encerrar contrato de experiência?