Os soros comumente aplicados após a picada de cobra são os seguintes:
A via de administração do soro recomendada é a intravenosa (IV) e o soro, diluído ou não em solução fisiológica, deve ser infundido entre 20 e 60 minutos, lentamente. Na impossibilidade de utilizar essa via, o soro pode ser administrado por via subcutânea.
O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. Primeiro, retira-se o veneno da cobra (1). Em seguida, injetam-se pequenas doses deste veneno no cavalo em intervalos de 5 dias (2) .
Casos médios: 01 (um) frasco reconstituído contendo 50mL por via subcutânea e outro frasco de 50mL reconstituído por via endovenosa em uma única dose. Casos graves: 01 (um) frasco reconstituído contendo 50mL por via subcutânea e 03 frascos de 50mL reconstituído por via endovenosa em uma única dose.
A via de administração do soro recomendada é a endovenosa (EV), O soro pode ser administrado diluído ou não*. Na impossibilidade de utilizar esta via, o soro pode ser administrado por via subcutânea (SC). Os soros antivenenos não devem ser administrados pela via intramuscular.
Soroterapia antiveneno consiste na utilização de soro para neutralizar venenos inoculados após acidente por animal peçonhento. Dados epidemiológicos de 2010 do Hospital João XXIII revelaram que 20% dos atendimentos no Serviço de Toxicologia no hospital foram de- correntes de acidentes com animais peçonhentos.
Soro antiofídico é um medicamento composto por anticorpos usado para tratar picadas de serpentes peçonhentas. É um produto biológico, obtido a partir do plasma hiperimunizados de animais, como cavalos ou ovelhas.
Assim como qualquer medicamento, o soro antiofídico pode desencadear reações adversas após a aplicação. É comum o relato de coceira e vermelhidão na pele, vômitos, tosse e crise de asma. Apesar de pouco frequente, pode ocorrer choque anafilático, a forma mais grave de reação de hipersensibilidade.
Aí o soro já está pronto. Quando uma pessoa é picada por um cobra peçonhenta, precisa receber a substância salvadora o mais rápido possível. No organismo da vítima, os anticorpos do soro se misturam com o veneno, neutralizando sua ação pouco a pouco.
No país, os soros são feitos pelo Instituto Butantan, em São Paulo, pela Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais, e pelo Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro. Toda a produção é comprada pelo Ministério da Saúde e oferecida gratuitamente em hospitais e postos de saúde de todo o Brasil. 1.
O soro, feito a partir do próprio veneno da serpente, é produzido por meio de um processo complexo. O soro antiofídico na verdade é obtido à partir do sangue do cavalo. Retira-se o veneno da uma serpente peçonhenta por meio de uma extração manual, feita por um técnico experiente.
Qual o tempo de recuperação de uma angioplastia?
Como tirar reservista depois dos 20 anos Online?
Qual é a origem do Método Canguru?
Quais são os principais tipos de currículo?
Como é o nome da pessoa que empresta dinheiro?
Qual o gráfico da função y F X?
Quais são os coletivos de tempo?
Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente internado?
Como fazer os 3 pontos da maçonaria no teclado?
Qual o Estado mais limpas do Brasil?
Qual o sinônimo de profissional?
Que estão em alta no Instagram?
O que é comemorado no Dia 24 de junho?
Qual foi a primeira riqueza do município de Manaus?
O que comem as planárias e como digerem o alimento?
Como prevenir os riscos mecânicos?
Qual a taxa de juros que devemos cobrar ao emprestar dinheiro?