O sistema nervoso dos equinodermos consiste em um anel nervoso próximo da região oral, da qual partem nervos radiais. Esses animais apresentam sexos separados, e a reprodução sexuada ocorre geralmente com os machos e fêmeas lançando seus gametas diretamente na água.
O sistema nervoso dos equinodermos é rudimentar, do tipo radial simples, constituído por uma rede nervosa modificada (neurônios que se conectam sem que exista um órgão central) e anéis nervosos radiais ao redor da cavidade oral que irradiam para a periferia do corpo.
Apresentam sistema nervoso ganglionar, que se centraliza na região da faringe. Possuem dois cordões nervosos ligados, que percorrem a região dorsal e ventral do corpo.
Digestão e Excreção: os artrópodes podem ser carnívoros ou herbívoros. Apresentam sistema digestório completo, ou seja, se inicia na boca com a captura de alimento e termina com as excretas sendo liberadas através do ânus.
O sistema circulatório dos cordados é do tipo fechado e coração com duas ou mais câmaras cardíacas; em quase todas as espécies é encontrada hemoglobina no sangue. Nos cefalocordados, a circulação é feita por um sistema aberto, sem um coração individualizado.
Os equinodermos tipicamente possuem um sistema hidrovascular ou sistema aquífero (também denominado sistema ambulacral), que funciona na locomoção destes animais. O sistema hidrovascular funciona através de um sistema de canais hidráulicos, nos quais a diferença de pressão produz movimentos físicos.
Essas estruturas abrem-se para o exterior por meio dos poros genitais, e os gametas são eliminados na água do mar, onde ocorre a fecundação, que, portanto, é externa. O desenvolvimento é indireto, podendo ter uma ou mais formas larvais. Uma das principais características dos equinodermos é a sua grande capacidade de regeneração.
Seus corpos são revestidos por uma epiderme muito fina que recobre espinhos calcários. O esqueleto dos equinodermos tem origem mesodérmica e é interno, constituindo um endoesqueleto, que varia de uma espécie para outra.
Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial. Os animais equinodermos apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida. São animais de vida livre e isolados, poucas espécies vivem fixas a um substrato. Um exemplo de equinodermo séssil é o lírio-do-mar.
O que fazer para conviver com barulho?
O que é contraste de claro e escuro?
Como aplicar ocitocina em cadelas?
Qual é a constituição do núcleo de uma célula?
Como é formado o continente americano?
Como se apresenta a simetria nas larvas e os adultos dos equinodermos?
Quais são os programas de Saúde da Família?
O que fazer para me reapaixonar pelo meu marido?
Quais as partes do núcleo de uma célula eucarionte?
Como é o crescimento demográfico da América?
COMO SE USA O Sérum no cabelo?
Como se apresenta o narrador e quais suas características?
Como podem ser classificados os tipos de indústrias?
Quando o Muro de Berlim caiu pra que lado as pessoas correram?
Como começar a construir um muro?
Quem pode transmitir o daltonismo?
Qual a composição dos lipídios?