Sem pressa: 1 lentamente, vagarosamente, demoradamente, morosamente, pausadamente, detidamente, sem pressa. Sem brusquidão, com delicadeza: 2 delicadamente, suavemente, docemente, calmamente, tranquilamente, serenamente, levemente, silenciosamente.
O contrário de devagar é: Contrário de lentamente: 1. depressa, rapidamente, rápido, velozmente, apressadamente, aceleradamente, celeremente, ligeiro, vertiginosamente, apressuradamente, precipitadamente.
De maneira geral, podemos dizer que os sinônimos são palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito próximos. Uma palavra é considerada sinônima de outra quando pode substituí-la em diferentes contextos sem que haja alteração de sentido.
Devagar é um advérbio, que significa «lentamente»: - Comer devagar é mais saudável.
Sinônimo de encontrar achar, deparar, dar com, esbarrar, topar, reaver, recuperar, reencontrar. ... descobrir, atinar, inventar, resolver, solucionar, deslindar. ... alcançar, conseguir, obter, atingir, chegar. ... ver, frequentar, conviver. ... estar, localizar-se, situar-se, achar-se.
41 curiosidades que você vai gostar
1 contra, com, de face para, de frente para, defronte a, em direção a, face a face com, na direção de.
→ Advérbio de tempo
Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.
Cedo é um advérbio de tempo e quer dizer aquilo que ocorre antes ou que possui curta duração. Acordar cedo, por exemplo, é levantar-se da cama nas primeiras horas da manhã.
Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e divididos em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.
As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Em à qual ocorre crase porque ocorre a contração do artigo definido feminino a com a preposição a (a + a = à). Em a qual não ocorre contração porque está apenas presente um dos elementos.
Antônimos são nomes que damos às palavras que têm sentido contrário a outras. Exemplo: claro - escuro.
38 antônimos de certo para 6 sentidos da palavra. O contrário de certo é: 1. errado, incorreto, errôneo, impreciso, indeterminado, inexato, vago, incerto, irregular, indefinido.
Significado de asseado: Aquilo ou aquele que tem asseio, higiene; limpo.
Principais antônimos de depressa: 1. demoradamente, devagar, lentamente, vagarosamente, calmamente, morosamente, pausadamente, paulatinamente.
O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).
O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Advérbios de tempo
São as palavras que expressam tempo/período. Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros. Veja: Eu cheguei depois.
Dá noção temporal, período de tempo, aos verbos.
Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.
A criança é linda. A criança é muito linda. A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo linda: muito, nessa frase, é um advérbio. Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Isso ocorre porque a expressão “Ir de encontro a” tem como sentido ir contra alguma coisa ou alguém. Já na segunda frase, a expressão “Ir ao encontro de” significa estar de acordo com, ir em direção a. Portanto, se queremos discordar, utilizamos “ir de encontro a” e, se estamos de acordo, usamos “ir ao encontro de”.
Ir ao encontro de algo ou alguém exprime concordância, seguir na mesma direção, no mesmo sentido, estar a favor. Ia ao encontro da mãe.
Vai de encontro é uma expressão idiomática na língua portuguesa e se refere ao fato de duas ou mais coisas (objetos, ideias, situações, etc) confrontarem-se entre si. ... Quando se “vai ao encontro” de alguma coisa ou de alguém, a ideia é de reunião, de concordância e entendimento.
Como saber se entrei na menopausa precoce?
Como saber se é a minha primeira vida?
Como finalizar a introdução de um trabalho?
Quem é a verdadeira mãe de Carlinhos Maia?
Como podar a trepadeira jade vermelha?
Porque a velocidade da luz e absoluta?
Como foi que Cristóvão Colombo chegou à América?
Qual é a origem da chuva ácida?
Como o meio interfere na formação de novas espécies?
Quando acabou o Holocausto Brasileiro?
Quando Carlinhos Maia ficou famoso?
Como começar uma conversa com um homem no Tinder?
Quando surgiram os Estados-nações?
Como foi que Portugal conseguiu dominar todo o território africano?
Como se contrai endocardite bacteriana?
Quanto custa para fazer a separação de união estável?
Como ocorreu o processo de independência em Cuba e Porto Rico?