Portugal foi capaz de dominar boa parte do território africano por dois principais motivos: por ter sido pioneiro na navegação e por possuir uma tecnologia militar muito superior às dos nativos africanos.
O que hoje conhecemos como Portugal passou a fazer parte da província romana de Lusitânia no século II a.C. No século V o controle da região passou a ser dos visigodos e, no século VIII foi ocupado pelos muçulmanos.
O objetivo de Portugal no Oceano Índico foi o de assegurar o monopólio do comércio de especiarias. Jogando continuamente da rivalidade que opunha hindus e muçulmanos, os portugueses estabeleceram, entre 15, várias fortalezas e feitorias comerciais.
A colonização portuguesa de África foi o resultado dos descobrimentos e começou com a ocupação das Ilhas Canárias ainda no princípio do século XIV. ... A partir de meados do século XVI(1558), os ingleses, os franceses e os holandeses duelaram com os portugueses pelas melhores zonas costeiras para o comércio de escravos.
Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente. ... Essas navegações pelos mares permitiram uma série de descobrimentos entre 14.
Por isso, comerciantes de Veneza e Gênova, que monopolizavam o comércio marítimo, buscaram alternativas para chegar às Índias. Isto vinha de encontro ao projeto de expansão marítima de Portugal e do Reino de Castela.
A colonização portuguesa de África foi o resultado dos descobrimentos e começou com a ocupação das Ilhas Canárias ainda no princípio do século XIV. ... No virar do século, Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, abrindo as portas para a colonização da costa oriental da África pelos europeus.
Até então, as expedições dependiam do pagamento de impostos e da tolerância de líderes africanos. A perda do Brasil, disparada pela declaração de independência de 1822, fez com que Portugal olhasse com mais atenção para as colônias africanas.
Em 1139, durante a reconquista cristã, foi fundado o Reino de Portugal a partir do condado Portucalense, nascido entre os rios Minho e Douro. A estabilização das suas fronteiras em 1297 tornou Portugal o país europeu com as fronteiras mais antigas.
A história de Portugal como nação europeia remonta à Baixa Idade Média, quando o condado Portucalense se tornou autónomo do reino de Leão. Contudo a história ...
No início do século XIX Portugal vivia uma crise motivada pelas consequências destrutivas das invasões napoleónicas, pela ausência da família real no Brasil, pelo fim do pacto colonial e abertura do Brasil ao comércio mundial, que tinha provocado uma quebra de 75% do comércio externo e a ruína de muitos comerciantes. [94]
Uma revolução em 1910 depôs a monarquia, mas a primeira república portuguesa não conseguiu liquidar os problemas de um país imerso em conflito social, corrupção e confrontos com a Igreja. Um golpe de estado em 1926 deu lugar a uma ditadura.
O que preciso para abrir um restaurante caseiro?
Como não permitir comentários no YouTube?
Quais são os comportamentos pessoais fundamentais para se manter um bom clima organizacional?
Como marcar as paredes no gabarito?
Como marcar a página que parou no Kindle?
Como grifar texto no PowerPoint 2016?
Como selecionar todo mundo no WhatsApp?
Como se consulta com um dermatologista pelo SUS?
Como tirar identidade Poupatempo?
Como marcar amigos em um sorteio no Instagram?
Qual luz as blogueiras usam para fazer Challenge?
Como faço para consultar o andamento da minha aposentadoria?
Como se fazer um mapa turístico?
Como marcar exames no DR consulta?
Qual o nome do aplicativo para marcar consulta em Goiânia?
Quais são os tipos de psicólogos?
Como foi a expulsão dos franceses do Brasil?