1. Cabelo crespo. Os cabelos crespos, também chamados cabelos afro, são uma variedade de cabelos que se assemelham aos cabelos cacheados, apresentando como característica definidora a torção dos fios mais acentuada, tendendo assim a apresentarem um menor grau de hidratação natural.
O formato do cabelo crespo serve como proteção para o couro cabeludo, como um chapéu natural devido ao entrelaçamento dos fios. Ao longo da história africana, os cabelos indicavam a posição social, a identidade étnica, a religião, origem e a riqueza da pessoa.
A origem do cabelo cacheado tem a ver com a genética. Nesse tipo de fio, acredita-se que os folículos capilares tenham uma curvatura que faz com que eles cresçam num ângulo agudo, resultando em cachos.
Significado de Crespo
adjetivo De superfície áspera, não lisa nem plana; rugoso: parede crespa.Com uma textura ondulada, que se assemelha a ondas; frisado, ondulado. [Figurado] Muito agitado, falando especialmente do mar; encapelado: mar crespo.
Os tipos de cabelo crespo são:4A - Crespo macio: cachos pequenos, definidos e muito fechados, que parecem molas;4B - Crespo seco: cachos muito fechados, em forma de zigue-zague, menos definidos do que o crespo macio;4C - Crespo sem forma: cachos muito fechados, em forma de zigue-zague, mas sem nenhuma definição.
36 curiosidades que você vai gostar
Tipos de cabelos crespos
Os tipos de fios são divididos entre os números 1 e 4, sendo os cabelos de tipo 1 os lisos, 2 ondulados, 3 cacheados e 4 crespos. Dentro da família dos crespinhos eles são subdivididos em letras, sendo 4A, 4B e 4C.
Cabelo crespo: mais comum na etnia negra, o corte transversal do fio apresenta diâmetro irregular, é grosso em algumas partes e fino em outras e tem uma distribuição desnivelada de queratina. Sua haste tem uma curvatura extremamente acentuada e nasce em forma de espiral desde a raiz.
- Tipo 7 e 8 ou cabelo afro: "O cabelo afro é o mais raro no Brasil e representa apenas 2% da população feminina. Isso é resultado da grande miscigenação do nosso povo".
Cabelos crespos e cacheados nem sempre foram sinônimo de beleza na sociedade, mas processos como o de transição capilar na contemporaneidade ressignificam não só o cabelo, como, também, a estética negra. ... “A negação da beleza negra alude o período da escravidão.
Falar sobre cabelo cacheado ou crespo vai muito além de estética, afinal, usar o cabelo natural, para muitas pessoas, é um ato de resistência ao padrão de beleza que vem sendo cultivado há centenas de anos na sociedade. ... E isso é fundamental para a nossa evolução: como pessoas e como sociedade.
A corrente sul-africana influenciou o movimento homônimo nos EUA, onde ganhou mais força. Em 1966, no momento de luta pelos direitos civis no país, também surgiu o movimento chamado "Black Power", que deu ao cabelo afro papel central na estética dos negros americanos.
Mas muito antes do movimento religioso, vários povos usavam dreads e o cabelo era uma forma de comunicação e status. "O negro tem uma história de luta, de rebeldia. Tudo o que conseguimos até hoje foi na base da briga e da luta. O cabelo foi um símbolo que transitou por toda essa história.
Para além das questões relacionadas a autoestima e autoimagem, o preconceito se torna evidente com relação ao cabelo crespo. Por essas questões, muitas pessoas passam pelo processo de alisamento ainda na infância, principalmente meninas. Procedimento que pode ser até mesmo prejudicial à saúde.
De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), 70% dos brasileiros possuem cabelos cacheados, ondulados ou crespos. De acordo com atualização diária do site do IBGE, a população brasileira já ultrapassa os 200 milhões de pessoas.
Perguntou ao italiano: - Onde as mulheres têm o cabelo mais enrolado? O italiano respondeu: - Na África.
O tipo mais comum de cabelo no Brasil, é o mais ondulado, 29% das mulheres possuem esse tipo de cabelo.
Os cabelos pretos, sem dúvida, são os da esmagadora maioria da população mundial: de cada cem pessoas, sessenta e quatro têm cabelos escuros. Além de ser o mais comum, é o tipo mais "universal", aparecendo em todos os continentes e estando presente em todas as raças, sendo quase o único nas não-caucasianas.
Cabelos naturalmente pretos são muito raros e geralmente podem ser encontrados em asiáticos, indígenas, africanos e seus descendentes. Fios tão escuros quanto esses tendem a ser mais grossos e mais resistentes às descolorações e alisamentos.
A etnia que mais varia o formato do cabelo é a europeia e descendentes, porque o folículo elíptico permite que as madeixas nasçam lisas, cacheadas ou onduladas, dependendo da predisposição genética.
Cabelos caucasianos têm fios de formato intermediário entre os dois anteriores, formando ondas ou cachos mais longos.
Cabelos loiros
Dentre as cores de cabelos mais raras do mundo está o loiro natural. Somente 2% da população mundial conta com essa coloração, que pode ter tido origem na Escandinávia, no norte da Europa. Conforme especialistas, a variação de tons loiros se deve à quantidade de eumelanina e feomelanina.
Cabelo 4C. Ainda mais volumoso que os outros, mas sem definição em espiral: alguns fios dessa curvatura podem até apresentar o formato em zigue-zague. Com o fator encolhimento forte, é o cabelo mais frágil e mais ressecado de todos da tabela e apresenta a necessidade de uma série de cuidados intensos.
Cabelo cacheados tipo 3
Já o cabelo 3b tem cachos maiores e mais definidos, além de ser mais volumoso. Nesse tipo de fio as pontas tendem a ficar mais ressecadas, necessitando do corte bordado, que dá um up em qualquer cabelo. No cabelo 3c, os cachos são mais encolhidos, apertados e bem fechados.
Para cada caso, existe um finalizador de cabelo e uma técnica ideal. Na finalização do cabelo 4a e 4b, o segredo é apostar em um creme de pentear rico em óleos, como o da linha Cachos do Seu Jeito, de Niely, e fazer a fitagem, aplicando o produto mecha a mecha para cachos bem definidos.
Mas era muito comum durante a infância ouvir o termo bombril ser usado para se referir aos crespos. Ou ouvir pessoas de cabelos lisos falarem que eles estavam parecendo os crespos de bombril .
O que é código 1734 da Receita Federal?
Como pagar IPVA com autuação MG?
Como padronizar o tamanho dos Salgados?
Como separar uma briga de um pitbull?
Como ouvir o som do microfone no PC?
Como parcelar o IPVA 2021 Bahia?
Como separar um casal só com água?
Como pagar uma guia GPS atrasada?
É possível pagar o IPVA no cartão de crédito?
Qual a finalidade da padronização do balanço patrimonial?
Como jogar Nickelodeon com BR Nick Master?
Como posso ser igual a Sherlock Holmes?
Como pagar DARF sem código de barra no aplicativo BB?