Lembrar como verbo transitivo direto e indireto Com o sentido de prevenir, advertir ou sugerir, o verbo lembrar pode ser complementado por um objeto direto e por um objeto indireto, apresentando duas possíveis estruturas frásicas.
Se o verbo não vier acompanhado de um pronome, deve ser usado sem preposição. Ou seja, quem esquece, esquece alguma coisa; quem lembra, lembra alguma coisa. Logo: – Eu esqueci meu RG (e não: eu esqueci do meu RG).
Nós temos duas opções: lembrar ou lembrar-se. A diferença é a regência. Lembrar é um verbo transitivo direto: "Ela lembrava as datas com carinho"; Lembrar-se (a forma pronominal) é transitivo indireto: "Ela se lembrava das festas".
O verbo AVISAR é transitivo direto e indireto. Se você avisa, pode “avisar alguma coisa a alguém” ou “avisar alguém de alguma coisa”.
Observe a charge a seguir e as falas expressas pelos personagens. O verbo assistir foi empregado no sentido de prestar atendimento. O trecho “assiste tela quente” está de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. ... O verbo assistir foi empregado no sentido de prestar atendimento, assim requer a preposição a.
As duas formas são corretas. Devemos ter cuidado com a regência: Quem ESQUECE esquece "alguma coisa", mas quem SE ESQUECE se esquece "DE alguma coisa". ESQUECER é transitivo direto; ESQUECER-SE é transitivo indireto.
O verbo assistir será transitivo direto quando tiver significado de ajudar, auxiliar, prestar assistência, socorrer. Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber.
Quando lembramos alguma coisa a alguém, não empregamos a preposição de: (c) Lembrei ao João (= lhe) o seu dever de trabalhar. Ou então, dizendo o mesmo com uma oração integrante: (d) Lembrei ao João (= lhe) que tinha o dever de trabalhar.
Para ser capaz de lembrar-se de algo, o seu cérebro precisa passar por três etapas: obtenção, consolidação e recuperação (também chamada de recordação). Se algo dá errado em qualquer dessas três etapas, será difícil trazer à memória a lembrança desejada.
"Recordar" está mais ligado à memória e portanto "lembrar" nem sempre é substituível: Pronominalmente, quando significa "ter/trazer à atenção consciente", por oposição à memória (o oposto de alguém se esquecer de alguma coisa no sentido de distração/discuido): (3) Alguém se lembra de alguma coisa que falte?
Ele não se lembrou do que aconteceu. Ninguém se lembrava do que tinha acontecido. Como você não se lembra disso? Eu já me lembrei de tudo! Maioritariamente, estabelece regência sem a presença de uma preposição quando indica o ato de sugerir, trazendo algo à memória: Esse cheiro lembra minha infância. Meu filho lembra meu irmão.
Há horas melhores e piores para se lembrar de algo que você aprendeu (e o resgate desse conteúdo ajuda você a fixar as coisas na memória). Se você precisa fixar algum conteúdo, a dica é: estude, estude de novo dali uma hora e depois de 24 horas.
Quais são as características do lobo?
Como pegar um livro na Biblioteca Nacional?
Quais são os três tipos principais de documentação de transporte?
É possível zerar a conta de energia elétrica usando o sistema on grid?
Quanto custa uma aplicação de enzima?
O que se deve pedir para Oxóssi?
Como clarear lencol amarelado?
Como saber se meu benefício já está na conta?
Qual o preço de uma refeição em Aruba?
Quais são os interesses dos governos ao se envolverem em uma guerra?
Como fazer o fechamento do balanço patrimonial?
Quanto custa para ser cidadão americano?
Qual advérbio de com frequência?
Estou com 37 semanas de gestação são quantos meses?