Por exemplo, 2⁻⁴ = 1 / (2⁴) = 1/16.
a) Dois elevado à quinta potência = 25
Em uma potência de base 10, o resultado é um número que tem 1 como algarismo de maior valor posicional seguido de tantos zeros quantos indicados pelo expoente.
5³ Lê-se: Cinco elevado ao cubo ou cubo de 5.
A leitura é sempre feita começando pelo número que está na base elevado ao número que está no expoente, como nos exemplos a seguir: Exemplos: a) 4³ → Quatro elevado a três, ou quatro elevado à terceira potência, ou quatro elevado ao cubo. b) 34 → Três elevado a quatro, ou três elevado à quarta potência.
A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.
38 curiosidades que você vai gostar
Log28 = 3, pois 2³ = 8.
Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.
No caso aqui do 7, 7² é 49!
Ou seja, a resposta é quatro, No caso, 2².
Note que 2³ é a expressão concisa do produto de 3 fatores iguais a 2. Ela representa uma potência na qual o nº 2 é denominado base e 3 , expoente. A potência 2³ é lida assim: dois elevado à terceira potência ou dois elevado ao cubo.
Em certos casos, você encontrará essa fórmula escrita na forma W = A × V. Por exemplo, se a corrente tem 3 amps (3A) e uma voltagem de 110V, basta multiplicar esses dois valores para obter a potência de 330W (watts). A fórmula é P = 3A × 110V = 330 W (sendo P a incógnita indicativa de potência).
A expressão 33 equivale a 27.
i3 = 1 .
Quando o expoente é igual a 2 ou 3 chamamos de quadrado ou cubo, essa denominação veio do cálculo da área de um quadrado que é o produto de dois fatores iguais (lados iguais) e do volume do cubo que é o produto de três fatores iguais (comprimento, largura e altura).
expoente (a direita do operador): -5; operador: " ^ "; potência = 0.00032.
35 = três elevado a quinta potência ou três elevado a quinta.
Vejamos qual é a fração representada pelos colegas a seguir:João possui 1/10 – lê-se um décimo ou 0,1.Ana possui 2/10 – lê-se dois décimos ou 0,2.Mario possui 3/10 – lê-se três décimos ou 0.3.Lúcia possui 4/10 – lê-se quatro décimos ou 0,4.
2⁵ = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 32 : Onde o número 2 é chamado de base e o número 5 é conhecido por expoente, que lemos como o número 2 elevado à 5ª potência.
Diante disso, temos que 2² seria igual a 2²= 2x2= 4, ou seja, 2 elevado ao quadrado é igual a 4.
Perceba que multiplicamos o número 2 três vezes. Isso quer dizer que 2x2x2=8. Dessa maneira, podemos dizer que 2³ equivale a 8 e, também, podemos afirmar que ³√8 é igual a 2.
Por Exemplo: 4*4*4 = 64 , utilizando a potenciação podemos escrever a expressão 4*4*4, da seguinte forma 4³.
√36 = 6, pois 6² = 36
Da mesma forma que calculamos a raiz quadrada de um número natural positivo, podemos determinar a raiz de um número fracionário.
Quanto tirei no Enem para passar em Medicina?
Qual o risco de quem tem apneia do sono?
O que é ter carinho por alguém?
Onde retirar o kit da São Silvestre?
O que é um líquido mais volátil?
Quando Grace e Thomas se casam?
Qual melhor lugar para energia solar?
Como tirar o cheiro estranho do nariz?
Quais as características das mudanças sociais?
Quais são as características do Cerrado?
Qual a diferença entre Governo Federal e União?
Qual a dosagem máxima de valeriana por dia?