Depois do advérbios “sim” e “não” Truque: Depois de sim ou não iniciais em respostas, coloque sempre vírgula.
A palavra “que” pode ser um pronome (interrogativo ou relativo), um advérbio, uma preposição, uma conjunção (coordenativa ou subordinativa) ou uma partícula de realce ou expletiva. ... Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula. Ex.: Não te distraias, que podes ter um acidente.
Como usar a vírgula corretamente nos seus textosUse vírgula nas enumerações. ... Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ... Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ... Use vírgula para separar o aposto. ... Para separar o vocativo.
Muito obrigada! Vejamos: no que diz respeito à primeira frase sugerida, não poderá ser usada vírgula antes do marcador de negação não, pois, neste caso, apesar da inversão verificada, a negação continua a ter «escopo sobre o predicado» «comprou frutas» (Maria Helena Mira Mateus, Gramática da Língua Portuguesa, 2003, p.
Uso da vírgula: 5 dicas básicas para não errar mais1 – Nunca devemos separar o sujeito do verbo e nem dos complementos deste verbo. ... 2 – A vírgula sempre irá assinalar o vocativo (o termo com que se evoca alguém ou uma figura). ... 3 – De forma geral, nós colocamos a vírgula antes da conjunção “pois”.
22 curiosidades que você vai gostar
Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Quando, entre dois sujeitos diferentes, vier um termo ou uma expressão intercalada precedendo o “e”, este deve ser antecedido por vírgula. ... Vale lembrar que o “e” geralmente nãodeve ser precedido de vírgula quando conecta duas orações com o mesmo sujeito ou quando conclui uma enumeração, dentro de uma mesma oração.
Primeiramente, você deve atentar-se ao fato de que a locução “bem como” aparece grafada ente vírgulas. E mais: tal construção nos conscientiza de que perfeitamente substitui a conjunção “e”, dando uma ideia de adição (Patrícia e sua irmã).
Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.
Porque o ho Oponopono é tão poderoso?
Como se constrói um projeto de vida Qual é a relação entre projeto de vida e felicidade?
Porque os homens gostam de ser desprezado?
Como a pessoa descobre que tem linfoma?
O que precisa para abrir uma loja de roupas íntimas?
Como se contam os prazos de natureza processual?
Qual o tipo de narrador que conhece tudo sobre o enredo?
Como os universitários da época jogavam o tênis de mesa?
Quais gatos transmitem toxoplasmose?
Quando são contados os prazos processuais?
Quais as 3 práticas de cuidados com cateteres indispensáveis?
Como foi construído o farol no meio do mar?
Quem paga a reforma do Pesadelo na Cozinha?
Como funciona o cancelamento de passagem aérea?