Já para ajudar no combate ao bacilo da tuberculose, pode ser interessante tomar o chá de equinácea ou astrágalo para melhorar as defesas do organismo e facilitar a cura da tuberculose. Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) de uma das plantas citadas em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos.
Suco de abacaxi, pimenta e sal
Embora possa parecer uma mistura estranha, segundo uma revisão de remédios naturais no tratamento da tuberculose, foi possível observar que essa mistura tem um poder muito forte para dissolver o muco pulmonar e aliviar a tosse.
Para crianças e adultos, o importante é ter uma dieta rica em proteínas (carne, frango, peixe), carboidratos como batata, batata doce e mandioca, feijão, arroz, cereais e óleos não saturados, como os de soja ou milho. As vitaminas também são importantes, principalmente A, B, C e D, além de minerais.
Vitamina C: limão, kiwi, papaia, laranja e restantes alimentos com elevado teor de vitamina C devem estar incluídos nesta alimentação. A importância desta suplementação já foi demonstrada como co-ajuvante do tratamento da doença.
O Piripiri e outras pimentas, ricas em capsaicina, não são fundamentais na cura da Tuberculose. Os medicamentos da tuberculose podem provocar intolerância digestiva. Se pimenta piorar sua digestão, melhor evitá-las. Se ajudar na digestão, pode manter.
22 curiosidades que você vai gostar
O tratamento para tuberculose é feito com a toma de antibióticos orais, como a Isoniazida e a Rifampicina, que eliminam do organismo a bactéria que provoca o surgimento da doença.
Estudos recentes do laboratório da professora Maria Regina D Império Lima, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, sugerem que a cafeína pode ser uma grande aliada no tratamento da tuberculose.
Sem problemas! Liberado! A cerveja contém uma substância análoga ao glúten que faz mal à sua saúde. Na verdade a alimentação incluindo o que bebemos é muito importante na recuperação de processos patológicos, tanto quanto é fundamental na manutenção da saúde.
Refrigerante não causará qualquer problema para o tratamento da tuberculose.
Suco alaranjado com cenoura e manga é indicado para saúde do pulmão.
A nossa dica é usar a laranja no preparo de sucos, chás, xaropes caseiros e até mesmo de geleias e compotas. Obs.: Outras frutas cítricas, como abacaxi, limão, acerola e tangerina também são grandes aliadas da saúde dos pulmões.
Os medicamentos mais usados para tratar a tuberculose são:Bromidrato de Fenoterol;Etambutol;Isoniazida;Pirazinamida;Rifampicina.
Fatores de risco para tuberculose: diabetes, tabagismo, álcool e uso de outras drogas.
Sim, não se pode tomar os remédios e continuar a beber álcool (cerveja, uísque, cachaça, conhaque e outros), pois há risco de graves complicações, como por exemplo, hepatite.
Os quatro medicamentos utilizados no tratamento básico de tuberculose são rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, administrados por um período de seis meses a um ano.
O doente deve evitar tossir sobre as outras pessoas e evitar brincar com crianças durante os 3 primeiros meses do tratamento. Se for possível, é bom conseguir um lugar isolado para o doente dormir.
Existem alguns antibióticos – como cetoconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida que são proibidos serem tomados com cerveja e outras bebidas. “O risco é de inibição do efeito e potencialização de toxicidade hepática.
O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).
É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão ... A TB SÓ SE TRANSMITE PELO AR.
Fornecer alimentos ou suplementos calóricos pode ajudar alguns pacientes em tratamento de tuberculose a ganharem mais peso.
Identificar precocemente pacientes com a doença e iniciar o tratamento. Após 15 dias de uso regular dos medicamentos, a maioria das pessoas não transmite mais a doença. Evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar também um uma medida essencial para evitar o contágio.
Tuberculose miliar: É uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.
No Brasil, as quatro populações mais vulneráveis são: Os moradores de rua, a população carcerária, os infectados pelo HIV e a população indígena, que em geral vive em uma situação de pobreza e tem um risco três vezes maior de contrair a doença.
Sabe-se que o bacilo pode permanecer no ambiente por um período de até oito horas, ainda mais quando o domicílio não é ventilado e arejado.
Em alguns casos, podem ainda ser usados alguns chás para tentar controlar a tosse e eliminar o excesso de secreções, como o Manjericão ou o Gengibre, por exemplo. Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) de manjericão ou 1 cm da raiz de gengibre numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos.
Como usar o avelós no tratamento do câncer?
Como usar o bicarbonato de sodio nos pés?
Como fazer um bloco de nota no celular?
Qual a maneira correta de abreviar a palavra atenciosamente?
Quem determinou o valor da carga do elétron?
Como funciona autoclave de manicure?
Como usar o aplicativo Onde Está Meu Ônibus?
Em que consiste o discipulado?
Tem algum jeito de ser igual ao Homem-aranha?
Quais são os outros tipos de rimas?
Como pedir o cartão do C6 Bank?